Agência EFE
APARECIDA - O VI Encontro Mundial de Famílias (EMF) será realizado na Cidade do México em 2009, anunciou nesta quinta-feira o presidente do Conselho Pontifício para a Família do Vaticano, o cardeal colombiano Alfonso López Trujillo.
O prelado confirmou o México como sede do evento durante a sua participação nesta quinta da V Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-americano).
A notícia acompanhou a exposição de López Trujillo sobre os "desafios e os perigos que a estrutura familiar enfrenta atualmente nesta região do mundo'.
O EMF anterior aconteceu entre 1 e 9 de julho de 2006 na cidade espanhola de Valencia e contou com a presença do Papa Bento XVI, e entre seus pontos a destacar está o Congresso Teológico Pastoral, realizado de forma paralela.
Além disso, a V Celam adotou o lema 'Ver, julgar e atuar' para o método de análise das 2.300 páginas de recomendações apresentadas por párocos e pela sociedade civil como contribuição ao documento episcopal final, que será entregue no dia 11 de junho ao Papa Bento XVI, no Vaticano.
Este mesmo lema, adotado pela Conferência que debaterá até o dia 31 de maio, foi aplicado para o movimento Ação católica, que surgiu na Bélgica nos anos 1950.
López Trujillo disse que no campo pastoral a América Latina 'está fortalecida', mas acrescentou que pode ser feito muito mais.
Sobre o tema 'família-sociedade' disse que há 'um imenso desafio' pela 'mentalidade contra a família e contra a vida'.
O cardeal citou a mensagem do Papa em sua recente visita ao Brasil, onde o Pontífice destacou a ausência de 'políticos cristãos', e declarou: - Nunca imaginei que houvesse uma transformação tão dolorosa dos Governos e dos Parlamentos.
- É uma conjuração que transforma o crime em direito e querem introduzir falsos novos direitos em nome da não discriminação. São poucos os países que representam até agora honrosas exceções - afirmou.