ASSINE
search button

Lula está em 12º lugar em ranking de aprovação na América Latina

Compartilhar

Agência EFE

RIO - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece em 12º lugar no índice de aprovação dos governantes da América Latina, com 49% de apoio da opinião pública, revelou hoje a empresa de pesquisas mexicana Consulta Mitofsky. Lula compartilha a posição com o governante do Peru, Alan García, que conta com o mesmo percentual de apoio.

Os presidentes do Equador, o esquerdista Rafael Correa, e da Colômbia, o conservador Álvaro Uribe, contam com os maiores níveis de aprovação na região, 76% e 75%, respectivamente. A lista classifica 19 dirigentes.

No terceiro lugar da listagem, aparecem empatados os líderes do México, o conservador Felipe Calderón, e da Venezuela, o esquerdista Hugo Chávez, com 65% de aprovação cada. O presidente boliviano, Evo Morales, ficou em quarto lugar, (64%); o nicaragüense Daniel Ortega, em quinto (61%), e o uruguaio Tabaré Vázquez ocupou a sexta posição, com 60% de apoio.

Com 57%, o sétimo posto foi partilhado pelos chefes de Estado da Argentina, Néstor Kirchner, e de Honduras, Manuel Zelaya, seguidos de perto pelo salvadorenho Antonio Saca (56%) e o costarriquenho Óscar Arias (55%). Fechando a lista dos primeiros dez lugares, aparece o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, com 54%. Na 11ª posição, ficou a chefe de Estado do Chile, Michelle Bachelet (51%).

Mais ao final do ranking, aparecem o chefe de Governo canadense (45%), e os presidentes da República Dominicana, Leonel Fernández (38%) e dos Estados Unidos, George W. Bush (36%). Os dirigentes do Panamá, Martín Torrijos (24%) e da Guatemala, Óscar Berger (20%) fecharam a lista da Consulta Mitofsky. A lista, que é publicada regularmente, faz uma recopilação de enquetes elaboradas com diferentes metodologias. O documento mostra que, na média, a América do Sul dá uma maior aprovação a seus governantes, com 54%, em comparação à América do Norte (49%), à América Central e ao Caribe (46%), onde os dirigentes aparecem menos cotados.

Para fazer uma comparação, a Mitofsky apresenta, também, uma lista de seis países europeus, liderada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, com 73%, seguido pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com 70% de aprovação. Com uma percentagem inferior a 50%, estão o italiano Romano Prodi (42%); o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero (40%); o francês Jacques Chirac (30%) e o britânico Tony Blair (28%). A pesquisa reúne dados de enquetes realizadas em cada um dos países citados, nos meses de março e abril de 2007.