Sul do País registra a manhã mais fria do ano

Portal Terra

SÃO PAULO - O amanhecer desta quarta-feira é o mais frio até agora neste ano no Sul do Brasil. Pela primeira vez em 2007, a temperatura cai abaixo de 0ºC tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina. O céu limpo na madrugada favoreceu o declínio acentuado da temperatura e a formação de geada em diversas localidades.

Até às 7h, as mínimas nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 1,1ºC negativo em São José dos Ausentes, 1,3ºC em Lagoa Vermelha e 4,8ºC em Santa Maria. Em Porto Alegre o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 7,1ºC até as 7h. No Aeroporto Salgado Filho, a mínima no horário era de 6,9ºC.

No Rio Grande do Sul, não apenas a temperatura ficou muito baixa como a sensação térmica era de frio extremo nos Aparados da Serra. Às 4h, com rajadas de vento de até 54 km/h, a sensação térmica em São José dos Ausentes atingiu -17,3ºC. Desde o final da noite da terça-feira a sensação na localidade girava em torno de - 10ºC devido à influência do vento.

Em Santa Catarina, as mínimas até o começo desta manhã foram de 0,3ºC em Campos Novos e -1,6ºC na sede da Climaterra em São Joaquim, onde houve congelamento (fenômeno diferente da geada). Já no distrito do Cruzeiro, interior de São Joaquim, a 1,507 mil m de altitude, o termômetro no abrigo meteorológico indicou a menor temperatura observada até este ano no Brasil: -3,2ºC com geada.

Às 7h, os termômetros indicavam 9ºC no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e 8ºC no Aeroporto de Criciúma. Em Navegantes, fazia 9ºC e, no Aeroporto de Chapecó, apenas 4ºC. No Paraná, o frio se fez sentir com força também. Em Pato Branco, a mínima até as 7h foi de 2,4ºC com sensação térmica de 9ºC na madrugada. Houve formação de geada nas baixadas da região.

O ar frio muito continental chegou até mesmo ao sul da Amazônia, onde às 7h a temperatura era de 14ºC em Vilhena, no estado de Rondônia, e 17ºC em Rio Branco, no Acre. A massa de ar frio ingressou no Estado de São Paulo pelo sudoeste. Presidente Prudente tinha 13ºC enquanto fazia 15ºC em Guarulhos, na Grande São Paulo, e Congonhas, na capital paulista.

A MetSul Meteorologia prevê que a próxima madrugada voltará a ser de muito frio com marcas negativas nas áreas mais elevadas do Planalto Sul Catarinense, mas ressalta que o ar polar perde força no decorrer da quinta-feira, quando à tarde às máximas atingem até 20ºC em muitas cidades gaúchas.