ASSINE
search button

Banco Mundial avalia execução do Fundo de Fortalecimento da Escola

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - Representantes do Banco Mundial reuniram-se com gestores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nesta quarta-feira, 9 de maio, em Brasília para supervisionar a execução da terceira etapa do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola).

- Se optou pela divisão do programa para que se pudesse avaliar as etapas e fazer as correções necessárias a medida que elas fossem sendo implementadas. Para a reunião, vão se trazer os resultados concretos que esta etapa do Fundescola conseguiu promover nos 2.704 municípios que abrange, afirmou o diretor de Programas Especiais do FNDE, Leopoldo Jorge Alves.

- Quando o acordo de empréstimo foi assinado, definimos metas. O Fundescola foi dividido para que se possa avaliar e monitorar essas metas para saber se partimos para a próxima etapa da operação de crédito. Iniciaremos no próximo ano a III-B, que tem um plano de execução de quatro anos.

Com recursos do Tesouro Nacional e do Banco Mundial, o Fundescola é utilizado para financiar ações que possibilitem o aprimoramento dos sistemas públicos de ensino das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Iniciada em junho de 2002 e com término previsto para este ano, a primeira parte da terceira etapa do programa dispõe de um orçamento de 182,8 milhões de euros em empréstimo do Banco Mundial e igual valor por parte do Tesouro Nacional.

O Fundescola promove a capacitação técnica de grupos nas secretarias municipais e estaduais de educação. A primeira etapa do projeto, executado entre junho de 1998 a junho de 2001, teve investimentos de US$ 125 milhões. A segunda etapa recebeu investimento de US$ 402 milhões no período de dezembro de 1999 a dezembro de 2005.