Lula participa de inaugurações em Brasília e em Goiás

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Lula participa nesta sexta-feira de inaugurações em Brasília e em Goiás e da posse de diretores do setor automotivo em São Paulo.

O primeiro compromisso é às 9h, na cidade do Gama (DF), quando inaugura o Centro de Recondicionamento de Computadores do Distrito Federal. Participam da cerimônia o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Jacques Pena.

O espaço, que recebeu investimentos de R$ 1,9 milhão da FBB, é composto por fábrica, auditório, telecentro, oficina de reciclagem e salas de aula para a recuperação de equipamentos de informática e capacitação profissional de jovens que vão trabalhar como estagiários na execução dos serviços. Eles receberão treinamento em microinformática, montagem e configuração de computadores, cidadania, cultura, meio ambiente, ética e direitos humanos.

O centro tem capacidade para recondicionar 12 mil computadores por ano e formar cerca de 1,4 mil jovens maiores de 16 anos. Depois de restaurados, os aparelhos usados (a maioria doados por órgãos governamentais e empresas) são distribuídos para escolas, telecentros comunitários e entidades que trabalham com projetos de inclusão digital e social.

Ao fim dos compromissos no Gama, Lula segue para Anápolis (GO), cidade goiana distante 160 quilômetros de Brasília, onde inaugura a fábrica da Hyundai e visita o setor de pintura da montadora sul-coreana. A cerimônia ocorre às 11h30, no Distrito Agroindustrial do município, com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Logo após, a comitiva presidencial retorna a Brasília.