Jornal do Brasil

País - Eleições 2018

Trump cita 'conversa muito boa' com Bolsonaro

Os dois líderes conversaram sobre comércio e temas militares

Jornal do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (29) que teve uma "conversa muito boa" com Jair Bolsonaro, que venceu as eleições por uma "margem significativa".

"Concordamos que o Brasil e os Estados Unidos trabalharão juntos em questões de comércio, militares e tudo o mais! Excelente ligação, desejei parabéns a ele", escreveu Trump no Twitter. O próprio Bolsonaro já havia revelado o telefonema em um de seus pronunciamentos após a vitória.

O capitão reformado venceu Fernando Haddad (PT) por 55,13% a 44,87%, uma diferença de 10,26 pontos percentuais, a quarta maior dos seis segundos turnos disputados no Brasil desde a redemocratização.

Um dos temas que pautarão a relação entre Bolsonaro e Trump é a questão comercial. Recentemente, o presidente dos EUA acusou o Brasil de tratar o país e as empresas norte-americanas "injustamente" por causa de suas barreiras alfandegárias.

"Se você perguntar a algumas empresas, elas dizem que o brasil está entre os mais duros do mundo, talvez o mais duro", disse.

Macaque in the trees
Donald Trump (Foto: Nicholas Kamm / AFP)

Outro foco de cooperação pode ser a Venezuela. Tanto Trump como Bolsonaro são críticos do regime de Nicolás Maduro, e Washington já cogitou até uma intervenção militar para derrubá-lo.



Recomendadas para você