ASSINE
search button

Haddad: Não tenham medo

Rovena Rosa/Agência Brasil -
Derrotado, Fernando Haddad afirmou que 45 milhões de brasileiros devem ser respeitados
Compartilhar

Derrotado no segundo turno, o candidato do PT, Fernando Haddad, afirmou, em pronunciamento após o resultado final das eleições, ser preciso defender a democracia. “Nós temos uma tarefa enorme para o país que é em nome da democracia defender o pensamento e as liberdades desses 45 milhões de brasileiros, a responsabilidade de fazer uma oposição e defender os direitos dos brasileiros acima de tudo. Não aceitar provocações e ameaças”.

Acompanhado da vice Manuela D’Ávila, do PCdoB, e aliados, o petista destacou os mais de 45 milhões de votos que recebeu, “uma parte expressiva que merece ser respeitada”. Haddad disse para o brasileiro “não ter medo”. “Vamos defender o nosso ponto de vista respeitando a democracia e as instituições sobretudo o que está em jogo no pais a partir de agora. Temos uma longa caminhada, nos reconectando com as bases com as pessoas”. “Daqui a 4 anos, teremos uma nova eleição, temos que garantir as eleições. Não vamos deixar de exercer a nossa cidadania, talvez o Brasil nunca precisou de exercer a cidadania como agora. Não tenham medo, nós estaremos aqui”.

Macaque in the trees
Derrotado, Fernando Haddad afirmou que 45 milhões de brasileiros devem ser respeitados (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Haddad demonstrou otimismo em conseguir a virada até o último minuto da campanha. Pela manhã, ao votar na Brazilian International School no bairro de Moema, na zona sul da capital paulista, o petista afirmou em entrevista que o que estava em jogo no Brasil são as liberdades individuais, a democracia e a própria nação.

“Vou lutar até o último minuto. Sinto nas ruas, considero que o Brasil acordou nos últimos dias. A Nação está em risco, a democracia está em risco e as liberdades individuais estão em risco”, afirmou. “A nação está em risco, a democracia está em risco e as liberdades individuais estão em risco”, disse Haddad.

O candidato foi recebido por apoiadores, que carregavam rosas e sombrinhas coloridas e em coreografia cantavam “alerta, desperta, ainda cabe sonhar”, trecho do espetáculo “Cantata para um bastidor de utopias” do grupo Cia do Tijolo, baseado na vida do poeta espanhol Federico Garcia Lorca, assassinado em 1936 por forças do regime franquista durante a Guerra Civil espanhola.

Antes de votar, Haddad participou de um café da manhã com lideranças do PT de São Paulo em um hotel na região da Avenida Paulista. No fim do dia, ele retornou ao local, onde acompanhou a apuração dos votos com lideranças partidárias.