ASSINE
search button

Outsiders dominam 2º turno nos estados

Nove dos 27 governadores venceram a 1ª eleição; seis surfaram na onda Bolsonaro

Arte JB -
Mapa das eleições
Compartilhar

As eleições de governadores revelaram nove principiantes na política, dos quais seis, pelo menos, impulsionados pelo discurso do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Marinheiros de primeira viagem, alguns derrotaram políticos tradicionais, mesmo em colégios eleitorais como Rio de Janeiro e Minas.

Sozinho, o partido de Bolsonaro elegeu três principiantes. Em Santa Catarina, o Comandante Moisés (PSL), com 71,09% dos votos, derrotou o deputado estadual Gelson Merísio (PSD). Em Roraima, o empresário Antônio Denarium (PSL) obteve 53,58% e venceu o ex-governador José de Anchieta (PSDB). Já em Rondônia, o Coronel Marcos Rocha (PSL) virou para cima do tucano Expedito Júnior, que vencera o 1º turno. O ineditismo também deu a tônica em Minas Gerais, com Romeu Zema (Novo), no Amazonas, onde o apresentador de televisão Wilson Lima (PSC) derrotou o governador Amazonino Mendes (PDT), que exerce seu quarto mandato no cargo.

Única mulher eleita governadora, Fátima Bezerra, do PT, liderou desde o primeiro turno e obteve ontem 57,47% dos votos no Rio Grande do Norte. Com essa vitória, o PT conquistou o governo de quatro estados, todos no Nordeste: Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Em seguida, vêm PSB, PSDB e PSL, cada um com três estados. DEM e MDB ficaram com dois governos cada.

Macaque in the trees
Mapa das eleições (Foto: Arte JB)