ASSINE
search button

Propostas de Haddad e Bolsonaro

Compartilhar

Nos programas de governo, os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais trazem propostas para as áreas de ensino, pesquisa e tecnologia.

Jair Bolsonaro (PSL) avalia que “as universidades, em todos os cursos, devem estimular e ensinar o empreendedorismo”. Segundo seu programa de governo, os egressos do curso superior precisam sair da faculdade “pensando em transformar o conhecimento obtido em produtos, negócios, riqueza e oportunidades”. Para ele, “o Brasil deverá ser um centro mundial de pesquisa e desenvolvimento em grafeno (condutor de calor e eletricidade) e nióbio (utilizado em ligas metálicas), gerando novas aplicações e produtos”.

Fernando Haddad (PT) propõe o plano decenal para investimentos “tanto governamentais quanto empresariais” em pesquisa científica (meta de 2% do PIB). O candidato defende “a recomposição e ampliação do Sistema Nacional de Fomento de Ciência, Tecnologia e Inovação”, a associação entre “universidades e centros de excelência em pesquisas públicas e privadas” em “áreas estratégicas” como manufatura avançada, biotecnologia, nanotecnologia, fármacos, energia e defesa nacional.