ASSINE
search button

Datafolha: Jair Bolsonaro lidera com 59% dos votos válidos; Fernando Haddad tem 41%

Nelson Almeida, Mauro Pimentel / AFP -
Os candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL)
Compartilhar

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (18) pesquisa do segundo turno da eleição presidencial. Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 59% dos votos válidos. O petista Fernando Haddad tem 41%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Para calcular votos válidos, são excluídos da amostra votos em branco, nulos e eleitores indecisos. A Justiça Eleitoral adota o mesmo procedimento para calcular o resultado da eleição.

No primeiro levantamento realizado pelo Datafolha, no último dia 10, Jair Bolsonaro tinha 58% dos votos válidos. Fernando Haddad tinha 42%.

Primeiro turno

No primeiro turno das eleições 2018, Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos. Fernando Haddad ficou em segundo na corrida, com 29,28%.

Se levada em conta intenção de voto total, Jair Bolsonaro tem 50%. Já Fernando Haddad soma 35%. Os votos brancos e nulos somam 10%. E um percentual de 5% dos entrevistados não respondeu.

O Datafolha entrevistou 9.137 mil pessoas, nos dias 17 e 18, em 341 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-07528/2018. O nível de confiança da pesquisa, encomendada por TV Globo e Folha de S. Paulo, é de 95%.

Macaque in the trees
Os candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) (Foto: Nelson Almeida, Mauro Pimentel / AFP)

Rejeição

Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram aos eleitores se votariam em cada um com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum.

Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes convictos: 48% votariam nele com certeza, enquanto 41% não votariam no candidato do PSL. Haddad é o que tem a maior rejeição: 54% não o escolheriam em nenhuma hipótese, e 33% manifestam certeza na escolha.


Certeza de voto

O Datafolha também perguntou o quão certos os eleitores estão em seus votos para presidente. Dos eleitores de Bolsonaro, 95% dos entrevistados estão decididos com relação ao voto. Já 89% dos que responderam que votarão em Haddad tem certeza do voto no candidato do PT.

74% dos que votam branco ou nulo estão certos da escolha.

Grau de importância dos debates

67% dos entrevistados acreditam ser muito importante que sejam realizados debates. 73% acredita que Jair Bolsonaro deveria ir aos encontros.