ASSINE
search button

Barcelona deve afastar Ronaldinho e Rivaldo por apoio a Bolsonaro

Pau Barrena/AFP -
Dupla brasileira em jogo de lendas do Barcelona. Clube afastou ex-craques por apoio a presidenciável
Compartilhar

Embaixadores mundiais do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo arranharam a relação com o clube ao apoiarem publicamente a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República. Os catalães decidiram afastar os brasileiros de uma série de eventos oficiais do clube, como jogos festivos de lendas e cerimônias de patrocinadores.

O jornal esportivo “Sport”, um dos mais populares da Catalunha, estampou ontem a notícia na capa. De acordo com o periódico, o apoio de Ronaldinho pegou o clube de surpresa pelas “posições extremas e antagônicas aos valores do Barcelona e da sociedade em geral” defendidas pelo presidenciável, entre os quais estão “homofobia, misoginia e racismo”.

Macaque in the trees
Dupla brasileira em jogo de lendas do Barcelona. Clube afastou ex-craques por apoio a presidenciável (Foto: Pau Barrena/AFP)

Em comunicado oficial, o porta-voz do Barcelona Josep Vives não confirmou o afastamento de Ronaldinho e Rivaldo, mas ressaltou a objeção aos ideais de Bolsonaro. “Nossos valores democráticos não coincidem com as palavras que escutamos desse candidato. Respeitamos a liberdade de expressão, inclusive as palavras de Ronaldinho”, declarou Vives.

Na véspera do primeiro turno da eleição, em 6 de outubro, Ronaldinho publicou nas redes sociais uma foto de uma camisa amarela com seu nome e o número 17, junto da seguinte legenda: “Por um Brasil melhor, desejo paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria. Eu escolhi viver no Brasil, e quero um Brasil melhor para todos!”, escreveu.

No mesmo dia, Rivaldo também se manifestou a favor de Bolsonaro nas redes sociais. A dupla se uniu a outro pentacampeão mundial, Cafu, e a uma série de jogadores, como Felipe Melo (Palmeiras), Jadson (Corinthians) e Lucas Moura (Tottenham), que já haviam declarado voto no candidato do PSL à Presidência.

O apoio de atletas brasileiros a Bolsonaro ecoou no “Marca”, principal veículo esportivo da Espanha. Em coluna que saiu na versão impressa de ontem, o jornalista José María Rodríguez citou a “erupção da ultradireita” para declarar que Sócrates, um dos criadores da “democracia corintiana”, faria firme oposição ao capitão da reserva.