Prova de escola pública do Ceará faz referência negativa a Jair Bolsonaro

Uma prova de português, do 6º ano, aplicada em escola pública de Solonópole, no Ceará, traz referência negativa ao candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro. No teste, caricatura do capitão da reserva tem uma suástica no peito, fazendo alusão ao nazismo, e carrega uma clava na mão direita. 

Há ainda um balão de diálogo, com uma frase atribuída a Bolsonaro: "Não discuto promiscuidade! Filho meu é bem educado e não corre o risco de se apaixonar por negras ou gays". O presidenciável fez declaração similar em programa de TV em 2011. À época, justificou que não havia compreendido a pergunta feita a ele e, por isso, havia dado tal resposta.

Macaque in the trees
Prova de escola pública de Solonópole, no Ceará (Foto: Reprodução)

O professor, no teste, afirma que a frase tinha sido proferida por um candidato à presidência. Ele pede, entre as alternativas, para que o aluno marque a resposta certa.

Em outra questão, há uma charge na qual duas mulheres conversam. Uma pergunta para a outra, que está grávida, quando o bebê irá nascer. "Não sei. Ele não quer nascer se der Bolsonaro", responde a moça.

A pergunta então questiona qual projeto de Jair Bolsonaro que a charge faz alusão. As respostas são as seguintes: “a) unificação de prontuário de forma geral; b) Modernizar a educação expurguinando [sic] a ideologia de Paulo Freire; c) A redução do salário das mulheres porque elas engravidam; d) Redução da maioridade penal para 16 anos”. 

Macaque in the trees
Prova de escola pública de Solonópole, no Ceará (Foto: Reprodução)

Em nota, a secretaria de Educação de Solonópole afirma que "não faz parte de suas orientações pedagógicas o ato praticado por um professor da rede pública na resolução de questões que, em tese, denigrem a imagem de um dos candidatos à Presidência da República". A pasta ressalta, ainda, que "serão tomadas as devidas providências, com abertura de processo administrativo disciplinar, no intuito de apurar o fato e aplicar medidas cabíveis". 



Prova de escola pública de Solenópole, no Ceará
Prova de escola pública de Solenópole, no Ceará