ASSINE
search button

No dizer de Mister Trump

Compartilhar

Nem todos preferem levar na devida conta os pronunciamentos do presidente Trump, sendo nisso animados até por muitos que privam de sua intimidade; sem que faltem os que veem nele atributos suficientes para considerá-lo um ator a serviço da política. Sendo ou não autêntica essa marca do temperamento do homem que dirige a mais importante potência do mundo, não é prudente desconsiderar o discurso que ele acaba de proferir na Organização das Nações Unidas. Certamente algumas chancelarias já estão cuidando de uma análise mais cuidadosa, antes de firmar qualquer posição a respeito. Até que ponto naquela fala teria revelado vagas intenções ou estaria fincando pé na realidade? Ou um pouco de cada coisa?
Improvisando, com recheio de frases colhidas no instantâneo, a oração presidencial não deixou de sinalizar alguns aspectos que demonstram a intenção de fortalecer o prestígio interno do seu governo, antes de concessões externas; tudo com atitudes que levariam a Casa Branca a não dar ao mundo mais do que seus líderes acham que os norte-americanos devem e podem dar. Azar do mundo, talvez no íntimo tenha pensado Trump, ao propor que os Estados Unidos olhem mais para o próprio umbigo.
Explícito, o presidente disse à comunidade internacional que haverá um permanente cuidado na avaliação do emprego de recursos no exterior, que se tornariam mais técnicos e políticos; mais seletivos, para contemplar apenas os aliados e os próximos muito bem alinhados, pouco ou nada para os opositores ou neutros. O que, em dito popular, seria o seguinte: ideal é que os meus amigos sejam inimigos dos meus inimigos. Que cada qual cuide de ser patriota na sua própria pátria, ditou sem rodeios.
Nota-se, dependendo de reflexão mais cuidadosa sobre o que foi dito na sede das Nações Unidas, uma dose de intolerância em relação aos países eventualmente discordantes. O preço a pagar por essa cartada, Mister Trump não parece incomodar-se, mesmo porque seria um risco em diferentes graus; menor em se tratando de países menos potentes. De fato, há uma graduação, e Washington tem muitos amigos, mas não contendores em menor número. Porém, pragmático, o que parece importar é para que lado tende a balança.
Outro detalhe a ponderar, que não foge da linha de ameaças, não tão veladas, é que uma eventual participação dos Estados Undos na solução das dificuldades dos demais povos sempre estaria sujeita à avaliação criteriosa quanto à conduta dos governos, o que, é verdade, algumas vezes se fez discretamente, mas agora com o estilo caubói. Antes, insiste Trump, saber se vale a pena ajudar; se suas lideranças estão identificadas com as linhas do Departamento de Estado. Quanto a esse ítem, a clareza pareceu bastante. O que poderia significar o fim da tolerância com ideologias e políticas não claramente coincidentes. Não faltou quem, à primeira hora, sentisse aí uma advertência aos países que, a partir de agora, estão em vias de procedimentos eleitorais.
Não seria admissível, como se recomendou, precipitar interpretações sobre o discurso do presidente americano frente à assembleia dos povos. Cuidados sim, porque, queiramos ou não, ele tem um acervo de poderes e estratégias suficientes para mexer com as estruturas da política internacional. Justo que se proceda a um melhor estudo, antes que se adotem conclusões definitivas. O que não impede de antecipar: foi um pronunciamento repleto de recados. Quem tem ouvidos que ouça, como se lê nos Evangelhos.