Jornal do Brasil

País - Artigo

Do fim da escada

Jornal do Brasil TARCISIO PADILHA JUNIOR, tarcisiopadilhajunior@yahoo.com.br

Não é dado à sociedade avançar ao longo da história como se não houvesse passado, como se todas as opções estivessem ao dispor. É difícil encontrar líderes conscientes, como no passado, de que a democracia é hoje bem mais do que uma referência política universal.

 

Uma sociedade politicamente organizada decerto rejeita o individualismo extremado que desconhece o papel do pertencimento social.

Na democracia representativa a opinião pública tem papel crucial na seleção de ideias, como também capacidade de dar prova de bom senso.

 

Elaborar e introduzir no mercado das ideias programas de ação política destinados a serem confrontados no recinto do Parlamento. Pois a função do representante é justamente apresentar ou defender um programa de ação que vá ao encontro de demandas efetivas da sociedade.

 

Uma democracia que nasce da consciência de interesses compartilhados - portanto não está orientada para contingência específica. Numa sociedade organizada em rede, uma cadeia contínua de dar e receber é criada e mantida - para ser transmitida ao longo de gerações.

 

A existência de um mercado de ideias ativo e competitivo é condição essencial para a boa qualidade da vida democrática. Schumpeter dizia que as sociedades deviam enfrentar questões cada vez mais complexas, cada vez mais distanciadas da experiência imediata do cidadão.

 

Na prática, paixões e interesses diversos interferem no bom senso e julgamento daqueles a quem os assuntos não afetam pessoalmente. É indispensável para compreender a atual vida política do País, em meio à pandemia do coronavírus, e na proximidade das eleições municipais.

 

Confrontada com a realidade, a população em geral considera injustas desigualdades nas quais enxerga a existência de privilégios - tanto em matéria de aposentadoria de determinadas categorias sociais, quanto em matéria de benefícios que dirigentes concedem a si próprios.

 

A opinião pública desempenha papel fundamental e amplamente positivo na vida política do País, para que esta fique longe do fim da escada.

 

Engenheiro, é autor de "Por Inteiro" (Editora Multifoco, 2019)