ASSINE
search button

Ao ministro da Educação

Compartilhar

As primeiras movimentações do ministro Ricardo Vélez Rodrigues têm deixado especialistas receosos sobre os rumos da Educação, sobretudo no nível superior. Segundo alguns educadores, o perfil que se desenha para o Ministério mostra um desvio de foco dos problemas centrais da área para uma cruzada contra o que o governo chama de “doutrinação ideológica”. Nossas universidades foram levadas a acreditar, em geral por boas razões, que o conhecimento e a percepção – como a arte – são produtos de espíritos independentes que seguem cada qual a sua inclinação, sendo difícil alcançá-los de outro modo. No ensino de 3º grau, profissionais de muitas disciplinas seguem linhas de indagação determinadas por eles próprios, individualmente e colegiadamente, sem serem ditadas por ninguém, por motivos ideológicos ou práticos. Somente numa universidade a indagação e o ensino podem construir um todo criativo, de modo que o conhecimento e a percepção do erudito cheguem ao estudante. Para isso os professores devem ter liberdade de ensinar na medida de sua erudição. E a universidade – com sua dupla liberdade de indagação e de ensino – deve ser julgada por critérios profissionais e, somente, por estes.

A universidade dedica-se à livre pesquisa e ao método da razão, por mais falho que seja. É agnóstica e neutra até certo ponto. A razão e a neutralidade podem, de certos ângulos, ser consideradas como políticas. Para o radical – da esquerda ou da direita – empenhado em alcançar objetivos sociais imediatos que considera como imperativos morais, essa neutralidade parece compromisso com o outro lado. A neutralidade e o agnosticismo são, na realidade, capazes de ter como resultado prático uma atitude de gradualismo e rejeição do ativismo absoluto. Os intelectuais estão comprometidos, em suma, com o pensamento que se pode opor à ação, mas que reflete preocupação com o futuro político do país. Devemos admitir que a neutralidade oriunda desse compromisso tem consequências práticas. Não foi por acaso que um nazista disse: “quando ouço a palavra cultura, pego o revólver”. As universidades e as organizações profissionais e eruditas são também instituições da ordem existente, com funções especiais, inclusive o questionamento de suas premissas e da própria sociedade. Não obstante, têm uma preferência implícita para com seus pressupostos básicos, uma fidelidade aos princípios e estruturas mínimos que tendem à sua preservação. Isso é também uma tendência política. Os juízes, por exemplo, não prestam juramento à humanidade, em geral, nem juram seguir sua própria consciência. Fazem um juramento de apoio à lei e à Constituição, com seu significado político próprio. As universidades têm compromissos menos explícitos, ainda assim devem ser vistas realisticamente como baseadas no pressuposto de uma fidelidade generalizada a essa sociedade. Até mesmo o grau de independência na pesquisa e a liberdade de opinião radical da universidade asseguram a aceitação institucional da legitimidade do regime. O envolvimento político nesse sentido ampliado do termo é tão defensável quanto inelutável e perfeitamente coerente.

Se as universidades fossem identificadas politicamente, professores e alunos fariam sua seleção por motivos ideológicos e a instituição se tornaria monolítica. A população de uma universidade – estudantes, professores e funcionários – é demasiado grande para permitir essa identidade à parte. Uma instituição doutrinariamente envolvida, nesse sentido, dificilmente poderia evitar que seus amplos recursos humanos fossem direcionados a tal fim; tentaria convencer seus membros e, finalmente, obrigá-los a se dedicarem à consecução da finalidade a que a instituição está consagrada. Isso seria a morte não só da diversidade e do intercâmbio de ideias, mas de toda livre indagação. Em última análise, que outro objetivo pode ter a exigência de envolvimento político e, mesmo que não seja esse o objetivo, como pode ser isso evitado? Seguir-se-ia a perda de qualidade, e em última análise, de conteúdo intelectual. Há um custo adicional na politização da universidade através de pressão para que aceite compromissos e missões. Abordo esse ponto com cautela, porque a universidade não é uma igreja, seus membros não são sacerdotes, não são nem mesmo uma forma de elite política cujos juízos sobre as questões sejam particularmente sábios e dignos de ser ouvidos. No todo, o inverso me parece verdadeiro. Não obstante, embora não sendo sacerdotes ou filósofos, os estudiosos se mantêm, por vezes, num distanciamento valioso. São poucas as informações e opiniões que penetram o universo do discurso político com o crédito do desinteresse. As que existem, vêm de acadêmicos e profissionais cujas credenciais foram dadas pelas universidades ou outras organizações profissionais e de cultura, reconhecidamente de acordo com padrões neutros, e não com objetivos políticos. Se as próprias instituições “credenciadoras” se tornarem politicamente engajadas, seu credenciamento perde valor e a sociedade ficará mais pobre.

* Sociólogo e professor