ASSINE
search button

Miúdos: superalimento que ficou esquecido

Compartilhar

Quando se trata de nutrição ideal, as evidências são claras de que nossos ancestrais comiam um grupo alimentar totalmente diferente dos de hoje em dia.

Eles evoluíram obtendo nutrientes de quase todas as partes dos animais.

Do nariz à cauda, do cérebro aos ossos, devoravam tudo. E isso os transformou nos humanos que somos hoje.

Ainda na época dos nossos avós e bisavós, havia resquícios dessa tradição.

Eles não apenas comiam um filé ou uma costeleta de porco, mas sabiam exatamente o que fazer com estômago, língua, coração, cabeça, fígado, pés, cauda, orelhas, medula óssea e outros.

É o que chamamos hoje de “miúdos”, e que na verdade são superalimentos esquecidos como os que veremos a seguir:

• Carne de órgãos

• Medula óssea

• Tecidos conjuntivos

• Pele

• Cartilagem

• Rabo de boi

• Pés de porcos

Por um lado, a nossa alimentação moderna despreza totalmente nossa própria herança alimentar, pois estamos condicionados a consumir quase que exclusivamente alimentos industrializados.

Pelo outro, vivemos em um ambiente desequilibrado, repleto de poluição e toxinas. Temos centenas de produtos químicos e outros compostos tóxicos fluindo através do nosso sangue a cada segundo.

O resultado é que dificilmente conseguimos nos adaptar ao ambiente, aumentando a tendência de desenvolvermos doenças crônicas que estão virando epidêmicas. Uma forma de recuperar uma nutrição adequada frente a esses agressores é a retomada de uma dieta rica em miúdos. Isso inclui carnes orgânicas como fígado, coração e rim, que são as fontes de nutrientes mais ricas do planeta. Nós temos necessidades nutricionais que vem de milhões de anos da nossa evolução, como por exemplo:

Coenzima Q10

Certamente você não está ingerindo o suficiente de alimentos que contenham esse nutriente, e para piorar com o envelhecimento passamos a ter mais dificuldade de absorvê-lo.

A carne de animais confinados não tem muito CoQ10 porque os animais se movimentam pouco, produzindo apenas um décimo deste nutriente. Para que haja aumento do mesmo, os animais precisam de boa movimentação. Esse nutriente é fundamental para produzir energia, além de reduzir a pressão arterial, melhorar a memória e fortalecer o coração. Aliás, se você usa estatinas para o colesterol, é imperativo a sua suplementação. Porém, a CoQ10 não é o único nutriente que os miúdos fornecem.

Carnes de animais a pasto são densamente carregadas com esse e com todos os nutrientes essenciais que seu corpo precisa – incluindo doses elevadas de vitaminas e minerais.

Colágeno

É outro nutriente também em falta na dieta moderna, e que as carnes de órgãos têm em grande quantidade. Para isso, a medula escondida dentro dos ossos dos animais é excelente e era muito valorizada pelos nossos antepassados. Na verdade, pesquisas mostram que esse alimento rico em colágeno repara seu intestino, estimula a imunidade, reconstrói suas articulações, combate o câncer e reduz o risco de diabetes. Uma boa opção para consumi-la é o brodo, caldo de osso cozido com temperos naturais por muitas horas.

Agora, lembre-se de que nós evoluímos com esses alimentos, e, por isso nosso, corpo precisa tanto deles.

Se você quer uma super saúde, os miúdos são um bom caminho!

* Médico e nutrólogo