ASSINE
search button

Calvície: Motivo de pânico crescente entre as mulheres

Compartilhar

Tenho recebido muitas pacientes com uma queixa que era rara no passado, a chamada “calvície de padrão masculino”. Muitas entram em desespero, pois consideram uma cabeleira espessa e saudável um sinal de juventude, sensualidade e feminilidade. Quando começa a diminuir e a cair, sua confiança e auto-estima são severamente afetadas.

Muitos culpam a testosterona pela calvície, mas o problema real é o excesso de estrogênio. Mas não o estrógeno natural que o seu corpo produz. Refiro-me aos mimetizadores de estrógeno, que estão por todo: de xampus e detergentes para roupas a desodorantes e perfumes. Além disso, é matéria-prima de sacos, garrafas e utensílios plásticos.

Quando esses falsos estrogênios entram em sua corrente sanguínea, eles se ligam aos receptores de estrogênio, elevando os seus níveis ao máximo. Consequentemente, a sua progesterona vai quase a zero. Haverá ansiedade, insônia, baixa libido, depressão, alterações de humor, ganho de peso, pele seca e perda de cabelo.

Esse desequilíbrio faz com que a testosterona seja decomposta em diidrotestosterona (DHT), que é responsável nos homens pelos traços masculinos. Ele se acumula nas glândulas sebáceas do couro cabeludo, atacando seus folículos pilosos. Com isso, seus fios podem encolher e eventualmente cair.

Mulheres, normalmente, não têm muito DHT, porque esse hormônio é bloqueado pela progesterona. Mas, com essa quantidade de falsos estrógenos que elas estão recebendo, a progesterona cai, a DHT aumenta e elas sofrem com a calvície.

Como parar e reverter a queda de cabelo:

1. Melhorar a assimilação nutricional e ecologia intestinal

Caso você tenha algum problema desta ordem, fica realmente difícil aproveitar os nutrientes de dieta ou de suplementação. Só isso já é indicativo de maior possibilidade de queda de cabelo.

2. Restaurar seu equilíbrio hormonal natural com hormônios bioidênticos.

Deve-se avaliar estrogênio, progesterona, testosterona e DHT. Com os resultados, determina-se quanto de progesterona você precisa para compensar o DHT.

3. Suplementos naturais para bloquear a enzima 5-alfa-redutase, que promove a conversão da testosterona em DHT:

• Beta-Sitosterol: Planta que contém esse princípio ativo. Em um estudo, os pesquisadores deram a um grupo de homens que sofriam de perda de cabelo um placebo ou beta-sitosterol. Concluiu-se que 60% daqueles que tomaram o beta-sitosterol tiveram uma melhora no crescimento do cabelo. É um nutriente seguro para homens e mulheres, encontrado também em abacates, nozes e sementes de abóbora.

• Panax Ginseng. Raiz usada tradicionalmente como adaptogênico, promovendo vitalidade e força. Segundo um estudo recente, o panax ginseng aumenta a irrigação sanguínea no couro cabeludo e promove o crescimento do cabelo quando a perda é causada por excesso de DHT. Em outro estudo comparativo, os voluntários que o usaram recuperaram mais cabelo do que aqueles que usaram apenas um tratamento padrão. Lembre-se de que deve-se usar o suplemento de ginseng panax, pois o ginseng americano ou siberiano não vai ter esse efeito.

Agora, lembre-se: não use nenhuma dessas sugestões sem antes falar com o seu médico. Só ele conhece o seu caso clínico e poderá lhe indicar a melhor opção.

*Médico e nutrólogo