ASSINE
search button

Decisão dos EUA de impedir entrada de viajantes vindos do Brasil foi técnica, diz Itamaraty

Reuters/Adriano Machado -
Bolsonaro em encontro com apoiadores, em Brasília, tendo ao fundo a bandeira dos Estados Unidos
Compartilhar

Ministério das Relações Exteriores disse neste domingo (24) que decisão dos EUA de barrar a entrada no país de estrangeiros que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias foi baseada em "critérios técnicos".

"A decisão do governo dos EUA baseou-se em critérios técnicos, que levam em conta uma combinação de fatores tais como os casos totais, tendências de crescimento, volume de viagens, entre outros", afirmou o Itamaraty por meio de nota.

Macaque in the trees
Bolsonaro em encontro com apoiadores, em Brasília, tendo ao fundo a bandeira dos Estados Unidos (Foto: Reuters/Adriano Machado)

O ministério disse ainda que a medida é idêntica a decisões anteriores do governo estadunidense em relação a outros países para evitar a disseminação do coronavírus.

"A decisão do governo dos Estados Unidos de suspender temporariamente a entrada de viajantes provenientes do Brasil, anunciada hoje, tem teor idêntico a medidas anteriores que suspenderam a entrada de viajantes de outros países afetados pelo COVID-19, como China, Irã, Reino Unido e Irlanda, bem como os países que fazem parte do Espaço Schengen da União Europeia", afirmou o comunicado.

A nota ressalta ainda que o "Brasil e Estados Unidos têm mantido importante cooperação bilateral no combate à COVID-19".

"Já foram anunciadas doações norte-americanas de cerca de US$ 6,5 milhões [cerca de R$ 35,5 milhões] para os esforços brasileiros de mitigação dos impactos à saúde e socioeconômicos da COVID-19. No dia de hoje, 24 de maio, representantes da Casa Branca anunciaram, ademais, doação de 1.000 respiradores ao Brasil", acrescentou.

'Medida análoga já adotada pelo Brasil'

O Itamaraty disse ainda que a medida dos EUA é igual à decisão adotada pelo governo brasileiro recentemente.

"A restrição americana tem o mesmo propósito de medida análoga já adotada pelo Brasil em relação a cidadãos de todas as origens, inclusive norte-americanos, e de medidas semelhantes tomadas por ampla gama de países", afirmou o Itamaraty.

A restrição para entrada de estrangeiros no Brasil ocorreu em 20 de março, quando já havia transmissão comunitária do coronavírus no país e mais de 900 casos confirmados.(Sputnik Brasil)