ASSINE
search button

Deputados negros apresentam projeto contra racismo institucional

Proposta prevê demissão de servidor condenado em última instância por racismo

Compartilhar

Sete deputados negros apresentaram na Câmara uma proposta de enfrentamento ao racismo estrutural (PL 5885/19). O texto é assinado pela deputada Áurea Carolina (Psol-MG) e subscrito por seis outros deputados (Benedita da Silva (PT-RJ), Bira do Pindaré (PSB-MA), David Miranda (Psol-RJ), Damião Feliciano (PDT-PB), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Talíria Petrone (Psol-RJ)).

A proposta altera o a Lei do Servidor Público para prever a demissão de servidor condenado em última instância por racismo. Também cabe demissão, segundo o texto, a discriminação por gênero, orientação sexual, raça, cor, cultura, credo, classe social, origem racial ou étnica.

Para Áurea Carolina, é urgente uma legislação mais explícita de enfrentamento ao racismo institucional. “Essa prática é recorrente e perpetua a desigualdade. Pessoas negras têm menos oportunidade de acessar serviços e políticas públicas e quando acessam, é com violência e discriminação.”

O principal caráter da proposta é formativo, segundo a deputada Talíria Petrone. “O racismo lamentavelmente estrutura todas as demais relações brasileiras.”

Na opinião da deputada Benedita da Silva, a proposta vai denunciar a “invisibilidade das forças negras” relacionadas à contribuição em termos de inteligência.

O deputado Damião Feliciano ressaltou a importância de mostrar exemplos de sucesso profissional de negros e de ter mais políticas públicas para essa parcela da população. "Precisamos coçar em cima da coceira. Aonde houver negros, precisamos colocar políticas públicas", disse. (Tiago Miranda e Geórgia Moraes/Câmara dos Deputados)