Jornal do Brasil

País

Ministério Público de SP é o concurso mais procurado por candidatos acima de 60 anos no Brasil

Jornal do Brasil

 

Pessoas acima dos 60 anos de idade ainda têm interesse por concursos públicos. Isso é o que mostra uma recente pesquisa do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos em todo o Brasil. 

De acordo com o levantamento, apenas em 2019, no primeiro quarter do ano (de janeiro a abril), mais de 10.500 idosos revelaram interesse em certames abertos neste ano. Entre os destaques é possível destacar o Ministério Público do Estado de São Paulo (com 3.525 interessados), a Prefeitura de Campinas (com 2.518 interessados) e a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (com 2.158 interessados).

Entre os principais motivos que levam tantos idosos a procurarem um emprego entre os cargos público se destacam a grande dificuldade de dar entrada na aposentadoria no Brasil, além da discriminação que muitos sofrem devido ao avanço na idade em empresas do setor privado. Dessa forma, o cargo público, além de apresentar altos salários, também garante a estabilidade empregatícia.