ASSINE
search button

Clube Militar decide apoiar atos pró-Bolsonaro marcados para domingo

Compartilhar

O Clube Militar, com cerca de 38 mil sócios, entre militares da ativa, da reserva e civis, decidiu apoiar as manifestações marcadas para domingo (26) em defesa do presidente Jair Bolsonaro, em vários estados.
Em mensagem colocada em seu site e enviada por email aos filiados, a entidade diz que o apoio ao governo é motivado pela defesa das "reformas necessárias à governabilidade".
"O Clube Militar, tradicionalmente preocupado com os assuntos atinentes ao desenvolvimento da nação brasileira, vem convocar seu quadro social e convidados a participarem das manifestações a serem levadas a efeito em todo o território nacional, apoiando o governo federal na implementação das reformas necessárias à governabilidade", diz a organização.
A mensagem termina com a frase "Brasil acima de tudo!", que é parte do slogan de campanha de Bolsonaro ("Brasil acima de tudo, Deus acima de todos").
Embora tenha sede no Rio de Janeiro, o Clube conta com filiados em todo o país, e o chamado vale para eventos em todos os estados. No Rio, a concentração está marcada para as 10h na avenida Atlântica, em Copacabana.
O apoio foi assunto de uma reunião da diretoria da entidade nesta segunda-feira (20). A participação do Clube institucionalmente em eventos de rua não é comum, mas prevaleceu a avaliação de que o momento requer um posicionamento mais efetivo.
O Clube tem relação próxima com o presidente, que é capitão reformado do Exército, e com diversos ministros, que são generais. O vice-presidente, general Hamilton Mourão, por exemplo, presidiu a entidade até o fim do ano passado.
A organização não tem relação formal com as Forças Armadas, mas mantém influência junto à caserna, especialmente por ter em seu comando diversos militares da reserva.
Em embates recentes dentro do bolsonarismo, sobretudo com a ala mais ligada ao filósofo Olavo de Carvalho, o Clube defendeu os militares. Essa divisão aparentemente não afetou seu apoio ao governo.

 

Fábio Zanini