ASSINE
search button

Chuva interdita hospital e maternidade no ES; Exército resgata pacientes

Compartilhar

As fortes chuvas que atingiram Vitória (ES) e cidades do entorno neste sábado (18) deixaram trechos da BR-101 interditados em ao menos três locais, fecharam parcialmente uma ponte e deixaram ao menos 70 pessoas desalojadas. Vila Velha vai decretar situação de emergência.
Em Vitória, a Defesa Civil atendeu neste sábado 15 ocorrências de desabamento de muros, de casas (parciais) e de solo devido às chuvas. Nas últimas 24 horas, choveram 275 mm na capital, cinco vezes mais do que o previsto para o dia, que era de 50 mm, segundo a prefeitura. A média do mês de maio é de 78 mm.
Foram identificados alagamentos em quatro bairros. A Terceira Ponte foi interditada no sentido Vitória-Vila Velha.
Já em Vila Velha, o volume de chuva nas últimas 24 horas foi de quase 200 mm, de acordo com a administração. Há 70 pessoas desalojadas, que foram levadas para uma escola.
O prefeito Max Filho (PSDB) afirma que o decreto de emergência é necessário devido ao alagamento em toda a cidade, à interdição do hospital municipal em Cobilândia, à suspensão de serviços e ao alagamento do pátio da empresa responsável pela limpeza pública.
Caminhões do Exército estão sendo utilizados para resgatar pacientes, gestantes e recém-nascidos do pronto-atendimento e da maternidade.
O pronto-atendimento e a maternidade tiveram as instalações alagadas, inclusive o centro cirúrgico, e não estão em condições de receber pacientes, ainda conforme a prefeitura.
A direção do complexo está adotando as providências para transferir os pacientes para o pronto-atendimento da Glória. Nenhum deles em estado grave, conforme a administração. Já as gestantes aguardam vagas para serem levadas à maternidade municipal de Cariacica.
Não há previsão de reabertura dos dois postos de atendimento.
Foram registrados deslizamentos de terra em dois bairros, atingindo residências, e há 22 bairros com áreas alagadas.
Também choveu forte em Guarapari, Cariacica e Serra, todas com volume acima de 200 mm desde esta sexta-feira (17).