ASSINE
search button

Bolsonaro se reuniu com líderes do Podemos e do PSD. Hoje é a vez do PSL, seu partido

José Cruz/Agência Brasil -
Jair Bolsonaro foi homenageado por cantores sertanejos e ganhou um chapéu de presente
Compartilhar

Um dia após declarar que o poder popular não precisa mais de intermediações, o presidente eleito Jair Bolsonaro voltou a pedir apoio às bancadas partidárias ao seu governo. Ontem, ele recebeu deputados do Partido Social Democrático (PSD) e do Podemos. Hoje, o encontro será com lideranças do Democratas, Partido Progressista (PP) e Partido Social Liberal (PSL), que o elegeu.

“O que for bom para o Brasil vai contar com o apoio do PSD”, disse o líder Domingos Neto (CE), após afirmar que o partido não vai compor a base do futuro governo, mas apoiará projetos específicos que forem de interesse da sigla. “Boa parte dos projetos que ele propõe são também projetos nos quais o partido acredita”, completou, acrescentando que as divergências são pontuais. “Na grande maioria dos parlamentares existe um sentimento de acompanhar, em tese, mas como essas propostas ainda não estão no papel, são pontuais as divergências. No geral, existem muito mais causas que nos aproximam do que causas que nos afastam”, disse Neto.

Macaque in the trees
Jair Bolsonaro foi homenageado por cantores sertanejos e ganhou um chapéu de presente (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Na mesma direção, o líder do Podemos, Diego Garcia (PR) afirmou que a bancada manterá “independência” em relação ao governo. “Não faremos oposição burra. Dissemos a ele que os parlamentares votarão com independência, considerando aquilo que for amplamente debatido com a sociedade”, apontou, também destacando que naqueles projetos em que a “sociedade” apoiar, o presidente eleito poderá contar com a bancada do Podemos.

Garcia aproveitou para celebrar a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que põe limites ao foro privilegiado, ontem na comissão especial que trata do assunto. “O Podemos tinha interesse particular por esse projeto, que é de autoria do senador Álvaro Dias (Podemos/PR), lembrou.

Jair Bolsonaro tem se reunido, desde a semana passada, com as bancadas partidárias de centro direita da Câmara. Na semana passada encontrou-se com lideranças do MDB, PSDB, PR e PRB. Para hoje, a maior expectativa recai no encontro com o seu partido, que tem protagonizado discussões públicas via redes sociais.

Antes do encontro com deputados, Bolsonaro foi homenageado por cantores sertanejos, no restaurante do Clube do Exército, em Brasília. No encontro, que contou com cerca de 30 artistas, ele recebeu de presente um chapéu do locutor de rodeios Cuiabano Lima, que fez uma homenagem ao presidente eleito. “Para Deus eu levanto as mãos para o céu, mas para você eu vou te dar o meu chapéu”, disse Lima, ao entregar o paramento.

Pelo perfil do locutor no Instagram, Bolsonaro se dirigiu aos empresários do agronegócio de Barretos para elogiar o novo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “Vocês gostaram do ministro do Meio Ambiente agora, não é? Com toda certeza”, indagou depois de prometer que estará de volta a Barretos na próxima festa do peão. Lima respondeu pelo empresariado. “Gostamos de tudo. Obrigado, Jair”.

A definição do responsável pela pasta do Meio Ambiente foi submetida aos ruralistas, uma vez que Jair Bolsonaro tem afirmado que pretende desenvolver uma política de meio ambiente que contemple o agronegócio.