ASSINE
search button

Cristiane Brasil pode ver o pai

Compartilhar

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que a deputada federal Cristiane Brasil participou ontem, às 11h, de reunião com seu pai, Roberto Jefferson, presidente do Diretório Nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ao qual ela também é afiliada. O encontro, de acordo com a deputada federal, será para “tratar de assunto político partidário”.

Cristiane e Jefferson são alvos da Operação Registro Espúrio, da Polícia Federal. Considerada pela PF “líder” de uma organização criminosa investigada pela concessão fraudulenta de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho, a deputada Cristiane Brasil é alvo de medidas cautelares diversas da prisão.

A deputada está proibida “de frequentar o Ministério do Trabalho, salvo quando tal acesso seja imprescindível ao exercício do mandato parlamentar mediante prévia justificativa”, e “de manter contato com os demais investigados ou servidores da pasta, salvo, nesta última hipótese, quando imprescindível ao exercício do mandato parlamentar, mediante prévia justificativa”.

“Ante a transitoriedade e as características desse evento, presume-se que o excepcional contato mantido entre ambos não trará prejuízo às investigações ou aos próprios”, escreveu Fachin em sua decisão. Como condição, o ministro determinou que Cristiane relate, no prazo máximo de até 72 horas, “o lapso temporal e as circunstâncias do encontro”.

Na semana passada, a juíza federal substituta Pollyana Kelly Maciel, da 12ª Vara Federal Criminal do DF, aceitou denúncia apresentada pela PGR e colocou no banco dos réus Jefferson, o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura e mais 18 servidores e ex-servidores acusados de participar de organização criminosa que atuava em negociações de registros sindicais, alvo da Operação. Em julho, Cristiane falou que não está feliz com as restrições impostas pelo STF, especialmente em ter de ficar longe do pai.