ASSINE
search button

Assessor de Trump convida Bolsonaro para visitar os EUA

Presidente eleito se reuniu com John Bolton nesta quinta-feira

Compartilhar

O presidente eleito Jair Bolsonaro se reuniu na manhã desta quinta-feira (29) com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, considerado um dos "falcões" da política externa de Donald Trump. Durante o encontro, o capitão reformado foi convidado a visitar os EUA.

O encontro teve as presenças dos futuros ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). "Uma muito producente e grata reunião com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton", disse Bolsonaro no Twitter.

Bolton é o primeiro assessor do governo Trump a se reunir com o presidente eleito e já havia dito que a vitória do capitão reformado era um "sinal positivo para o futuro" da América Latina". "Discussão muito produtiva com o presidente eleito Bolsonaro e sua equipe de segurança nacional. Levei um convite do presidente Trump para Bolsonaro visitar os EUA. Esperamos uma parceria dinâmica com o Brasil", disse o conselheiro.

Bolsonaro tem indicado uma política externa plenamente alinhada com a Casa Branca. Assim como Trump, o presidente eleito é crítico dos regimes de Cuba e Venezuela, prometeu levar a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém e ignora ações globais sobre o clima - a pedido de Bolsonaro, o Brasil desistiu de sediar a COP25, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas programada para 2019.