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Governo gasta R$ 170 milhões com publicidade

Diretor do Contas Abertas afirma que faltam critérios técnicos

Acervo pessoal -
Castelo Branco defende que gastos com publicidade devem ser reduzidos
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Levantamento feito pela ONG Contas Abertas, especialista em controle dos gastos públicos, revela que o governo federal gastou, de janeiro a setembro deste ano, R$ 170 milhões em publicidade. Segundo o diretor da ONG, o economista Gil Castelo Branco, o estudo foi feito depois que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), irritado com críticas em uma reportagem publicada na Folha de S. Paulo, ameaçou cortar as verbas de publicidade do governo federal destinadas ao jornal.

O levantamento indica que dos R$ 170 milhões investidos em publicidade, R$ 77 milhões foram destinados à publicidade em televisão. “Não sei se é justo ou não”, opina Castelo Branco. “Acho que esses investimentos devem ser feitos por critérios técnicos”, afirma o economista, que cita a audiência, o espaço publicitário e a tiragem das publicações entre esses critérios a serem considerados.

Ele explica ainda que esses investimentos para o ano que vem ainda não estão definidos porque só serão detalhados no Orçamento de 2019, com balanço marcado para dezembro pelo Congresso Nacional.

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Castelo Branco defende que gastos com publicidade devem ser reduzidos (Foto: Acervo pessoal)

“Qualquer governo tem que ter um comportamento técnico que seja baseado na importância dos veículos para sociedade ao avaliar a distribuição dos recursos púbicos”, conclui o economista ao tratar redistribuição dos recursos de propaganda no orçamento do ano que vem, o primeiro do governo Bolsonaro.

Ele prossegue sobre a quantidade de dinheiro destinado a propaganda e publicidade no ano que vem: “acredito, entretanto, que esses gastos devem ser reduzidos, tendo em vista o cenário de restrição nos gastos públicos em geral”.

Deste total, R$ 31 milhões foram destinados a propaganda no rádio. Outros R$ 25 milhões foram destinados a internet. E R$ 13 milhões para mídia no exterior. Para jornais, no Brasil, foram destinados cerca de R$ 10,5 milhões. Revista teve R$ 7,220 milhões e mídia digital, R$ 2,289 milhões.