ASSINE
search button

Advogado de 18 anos atua no Supremo

Compartilhar

Ao apresentar ação direta de inconstitucionalidade contra lei estadual do Rio Grande do Sul que proibiu revistas íntimas de patrões a empregados, o brasiliense Mateus Costa Ribeiro tornou-se, aos 18 anos, o mais jovem advogado do país a defender uma causa na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Rogo a vossas excelências que acolham o pedido definitivo desta ação direta e declarem inteiramente inconstitucional a lei questionada”, disse o advogado formado na Universidade de Brasília (UnB), na sustentação oral na qual fez sua defesa da revista íntima dos empregados por parte de seus patrões.

Tal sustentação recebeu o elogio do ministro relator do processo, Luiz Edson Fachin. “Vou procurar sintetizar as quase duas dezenas de páginas que tomei a liberdade de distribuir a vossas excelências não sem antes cumprimentar o jovem advogado que consumou pela primeira vez na tribuna fazendo uma sustentação oral que já o coloca no exercício escorreito do mundo da advocacia. Portanto, o congratulo efusivamente.” A ação, porém, não chegou a ser julgada no mesmo dia, porque o julgamento foi adiado.

Mateus foi aprovado no curso de direito aos 14 anos. Entrou na UnB depois de conseguir liminar na Justiça autorizando o processo, e teve de fazer o ensino médio inteiro em 24 horas.

Tags:

advogado | fachin | r | supremo