ASSINE
search button

Operação Trilho 5x ataca desvios na Ferrovia norte-sul

Compartilhar

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) em Goiás, deflagraram nesta quarta-feira, 26, a Operação Trilho 5x para cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão. O objetivo é colher provas da prática de crimes de lavagem de dinheiro proveniente do esquema de corrupção montado no âmbito da Valec.

De acordo com o Ministério Público Federal, o esquema era comandado pelo então ex-presidente José Francisco das Neves e pelo grupo político capitaneado por Valdemar da Costa Neto.

Cerca de 150 policiais e peritos criminais federais participam da operação, desencadeada nas cidades de Goiânia, Formosa (GO), Mineiros (GO) e Brasília (DF).

A Trilho 5x é um desdobramento das investigações da Lava Jato, nova etapa da Operação O Recebedor e decorre de acordos de leniência e colaboração premiada firmados pela Procuradoria da República com executivos e empreiteiras contratadas para a execução das obras da Ferrovia Norte-Sul, dentre elas a Camargo Corrêa, a Andrade Gutierrez e a Odebrecht.

Segundo essas empreiteiras, um dos meios utilizados para o pagamento da propina foi a contratação do escritório Heli Dourado Advogados Associados, sem que houvesse a efetiva contraprestação dos serviços jurídicos.

"Concluiu a investigação policial, após analisar as declarações do imposto de renda, que os rendimentos declarados pela empresa Heli Dourado Advogados Associados nos anos de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 são provenientes apenas das empreiteiras investigadas".

"Quando interrogado em juízo, na ação penal aberta com base na Operação O Recebedor, o advogado Heli Dourado não conseguiu descrever ou explicar os serviços jurídicos que teria prestado para justificar os valores recebidos", relata o MPF.

Os alvos da operação deflagrada nesta quarta-feira são 34 pessoas físicas e jurídicas que mais receberam recursos provenientes das contas do escritório Heli Dourado Advogados Associados no período em que lhe foram creditados os valores provenientes das empreiteiras, sem que tais pagamentos tivessem sido declarados à Receita Federal. São investigados os destinos de aproximadamente R$ 7,5 milhões.

Também está sendo cumprido mandado de sequestro da Fazenda Maltizaria, situada em Formosa, adquirida por Heli Dourado com recursos supostamente oriundos das empreiteiras investigadas, por meio de contrato de gaveta, sem que a operação fosse levada ao registro imobiliário - mantendo-se assim oculta a sua verdadeira propriedade.