ASSINE
search button

Corpo de Roriz será enterrado às 11h em Brasília

Compartilhar

O corpo do ex-governador Joaquim Roriz deve ser sepultado por volta das 11h de hoje (28). O político será levado ao cemitério Campo da Esperança em carro aberto do Corpo de Bombeiros, depois da missa celebrada pelo arcebispo emérito de Brasília, dom José Freire Falcão, e um ato ecumênico.

As cerimônias serão no Memorial JK, na região central de Brasília. O velório, que ocorre no mesmo local, já dura mais de 17 horas e centenas de pessoas, entre autoridades e populares, foram prestar homenagens ao político. O governo do DF decretou luto oficial de três dias.

Roriz, que começou a carreira política em 1962 como vereador de sua cidade natal, Luziânia, município goiano no entorno do DF, assumiu o governo do Distrito Federal em 1991, comandando o Executivo por quatro mandatos (14 anos). A administração do ex-governador foi pautada por ações voltadas para as populações mais pobres, especialmente em relação à moradia, e a obras viárias.

Apesar de manter alta popularidade, seus governos foram permeados de denúncias de desvios de verbas e superfaturamentos. Em um dos episódios, que ficou conhecido como Bezerra de Ouro, Joaquim Roriz foi condenado pela Justiça do DF em segunda instância em 2015. O político havia descontado dois cheques, no valor de R$ 2,2 milhões, que pertenciam ao fundador da GOL, Nenê Constantino. Segundo a defesa, o dinheiro foi emprestado para a compra do embrião de uma bezerra de raça, em São Paulo.

Tags:

Brasileia | JK | Roriz