Pag. 2 - E agora, Lula ?

Sobre a vida pós-planalto, josé sarney recomenda “paciência”, e itamar franco fala em “desapego” a pós oito anos no posto mais importante do país, o presidente luiz inácio lula da silva prepara-se para, em suas próprias palavras, “desencarnar” do cargo. entre seus planos já divulgados estão a criação de um instituto, viagens por todo o país e visitas ao continente africano, onde pretende divulgar as políticas públicas que deram certo durante seu governo.

Ele também promete continuar atuando na política da américa do sul. lula é cotado, inicialmente, para assumir a secretaria-ge ral da união das nações sul-americanas (unasul), cargo que ficou vago após a morte do ex-presidente argentino néstor kirchner. ontem, ele descartou a possibilidade disputar a direção da organização das nações unidas (onu).

Apesar de já deixar transparecer certa nostalgia, lula dá mostras de que voltará fazer coisas comuns, como ir a jogos de futebol e tomar sua cerveja longe dos holofotes. ex-presidentes da república evitam dar conselhos sobre a vida pós-planato, mas arriscam algumas recomendações.

José sarney, por exmplo, recomenda “paciência” e coerência com os posicionamentos após passar a faixa a dilma rousseff.