O presidente de dois mandatos

O ministério de dilma-lula sorteou o pmdb, com a vice-presidência e mais seis ministérios a foto da primeira pá gina de o globo não podia ser mais sugestiva: em destaque, no primeiro plano, com a mão no queixo, sorriso nos lábios, o presidente lula domina o flagrante. ao fundo, uma sombra desenhada na parede, a presidente eleita dilma rousseff.

O texto ilumina o flagrante: o presidente lula almoçou com a sucessora que em seguida abasteceu os repórteres com o anúncio de mais dez ministros escolhidos, entre os quais três mulheres. trata-se de uma duplicidade de presidentes, que será desfeita com a transmissão do cargo e a viagem de lula que vai dar um giro pelo mundo com o pt pagando as contas. o partido dos trabalhadores é miliardário, com a caixa abastecida pela contribuição dos filiados à legenda. curiosidades destes tempos extravagantes.

O ministério de dilma-lula sorteou o pmdb, um aliado que abocanhou a vice-presidência para o deputado michel temer, com mais seis ministérios. o ministério está ficando uma teteia, confeitada pela significativa presença de ministras. a presidente dilma justificou a escolha da senadora ideli salvatti (pt-sc) para o ministério da pesca e agricultura pelo critério técnico. o que é uma grata surpresa.

Para a secretaria dos direitos humanos, a deputada maria do rosário (pt-rs). a jornalista helena chagas foi nomeada para a secretaria de comunicação social (secom), com todo o merecimento, pois é excelente profissional.

O atual ministro do planejamento, paulo bernardo (pt-pr), ganhou o ministério das comunicações – e, como o futuro go verno, pretende se comunicar com o mundo e o brasil. o senador garibaldi alves (pmdb-rn) saltitou por vários ministérios e, afinal, ficou com o ministério da previdência social, um brinde de duvidoso interesse político.

O senador edison lobão (pmdb-ma) foi premiado com o ministério de minas e energia, que tem o seu peso eleitoral. para o deputado pedro novais (pmdb-ma) o ministério do turismo, que até agora não disse ao que veio. wagner rossi (pmdb-sp) será mantido no ministério da agricultura. para o ministério dos transportes voltará o senador alfredo nascimento (pr-am), e o ex-governador moreira franco (pmdb-rj) ascende ao palco na secretaria de assuntos estratégicos. vamos ver como andará o bonde.