Discurso do papa faz aborto voltar à cena na disputa eleitoral

Bento XVI diz que bispos brasileir os devem orientar fieis politicamente. Dilma e Ser r a não contestam

O papa Bento XVI fez com que os candidatos à Pr esidên - cia, Dilma Rousseff (PT) e J osé Serr a (PSDB), v oltassem a f alar ontem sobr e a borto , tema que vinha sendo esquecido na r eta final da campanha. Ao r ece ber um g rupo de bispos br asileir os no V aticano , Bento XVI pôs fim a uma polêmica sobr e a v alida - de ou não de a Ig r eja Católica se manifestar a r espeito dur ante o pr ocesso eleitor al. – Q uando pr ojetos políticos contemplam a berta ou v elada - mente a descriminalização do a borto , os pastor es de v em lem - br ar os cidadãos o dir eito de usar o próprio v oto par a a pr omoção do bem com um – disse o papa. Em Br asília, a candidata do PT afirmou r espeitar a posição de Bento XVI, e tentou desvin- cular a declar ação do papa da campanha supostamente arti- culada contr a ela, acusada por setor es da Ig r eja de ser a f a v or da descrinalização do a borto . – V amos separ ar as questões. Ac ho que o papa não tem nada a v er com isso . Afirmou Dilma. – Aqui ocorr eu uma outr a coisa, uma campanha que não ocor - r eu à luz do dia. Quem fez não se identificou, não mostr ou sua car a. F oi uma campanha de di - f amações, de calúnias, e algu - mas delas ao arr epio da lei. P ar a Dilma, o papa tem dir ei - to de manifestar sua posição . A petista r eafirmou ser con- tr a o a borto , mas a f a v or do tr a- tamento das m ulher es que r e - corr em à clandestinidade par a interr omper a uma gestação . – Cansei de r epetir qual mi- nha posição nessa questão do a borto . Eu, pessoalmente, sou contr a o a borto , mas sei que a cada dois dias morr e uma m u - lher nessas cir cunstâncias. Eu não acr edito que ninguém em sã consciência r ecomende que se pr enda essas m ulher es. J osé Serr a também f alou so - br e as declar ações de Bento XVI, dur ante um encontr o com pr efeitos e lider anças políticas em Uber lândia (MG). – O P apa é um líder espiritual m undial da Ig r eja Católica, ele tem pleno dir eito de emitir as suas dir etriz es e orientações pa - r a os católicos do m undo . T em plena liber dade de f azê-lo – co - mentou Serr a. – É um guia es - piritual m uito importante. E a defesa da vida é algo que me - r ece f az er parte das pala vr as do papa, além do que, é pr e visív el, além do quê, é bom par a o m un - do ouvir isso , a defesa da vida.

Imagem

Não só o papa ser viu de mote par a Serr a usar a r eligião du - r ante seu último dia de campa - nha oficial. Antes de discur sar junto aos pr efeitos e ao e x-go - v ernador , o tucano r ece beu uma imagem de Nossa Senhor a. O candidato beijou a imagem e a er gueu. Dur ante sua f ala aos políticos, o tucano ainda citou um per sonagem bíblico par a e x - plicar o objeti v o de sua visita a Minas Ger ais. Ele lembr ou um episódio da vida de Salomão: – T em um tr ec ho em que Deus v em a Salomão no sonho , no dia que ele assume o r e i- nado . E ofer ece a ele qualquer coisa: “T udo que v ocê quiser será dado”. Salomão r espon- deu: “Eu só quer o uma coisa, sa bedoria e conhecimento”, citou o candidato , sendo aplaudido pelo público .

Rober to Stucker t Filho Cacalos Garrastazu/ObritoNewsDILMA – Candidata se r euniu com r epr esentantes de petr oleir os SERRA – T ucano er gue imagem de Nossa Senhora em Minas