PSDB declara guerra ao V ox Populi

Par tido desqualifica pesquisa divulgada ontem, que mostra Dilma 14 pontos à fr ente de Ser ra

P esquisa do Instituto V o x P o - puli encomendada pelo portal iG e di vulgada ontem mostr a a can - didata do PT à Pr esidência, Dilma Rousseff , com 57% dos v otos vá - lidos – e xcluindo br ancos, n ulos e indecisos – contr a 43% de J osé Serr a (PSDB). O r esultado , com a petista 14 pontos à fr ente do tu - cano , causou indignação ao pr e - sidente do PSDB, Sér gio Guerr a, que desqualificou o instituto , afir - mando que o V o x P opuli “tr a ba - lha par a o PT”. – É uma f alta de r espeito pelas instituições democráticas br asi - leir as, de instituição de pesquisa que tr a balha par a o P artido dos T r a balhador es – acusou Guerr a. A pesquisa, r ealizada nos dias 15, 16 e 17, mostr a cr esimento de um ponto a f a v or de Dilma, e queda de três pontos de Serr a, em r elação à sondagem anterior , r ea - lizada em 10 e 11 de outubr o .

V otos totais

Ainda segundo o V o x P opuli, consider ando a totalidade v otos, Dilma apar ece com 51% das in - tenções, contr a 39% de Serr a. Br ancos e n ulos corr espondem a 6%, e indecisos são 4%. A mar - gem de err o é de 1,8 ponto per - centuial par a mais ou par a menos. Na pesquisa anterior , Dilma tinha 48% dos v otos totais contr a 40% de Serr a. Indecisos soma v am 6%, e br ancos e n ulos também er am corr espondentes a 6%. P a r a r ealizar a pesquisa di- vulgada ontem, instituto ouviu 3 mil pessoas. O le v antamento f oi r egistr ado no T ribunal Superior Eleitor al (TSE) com o númer o 36193/2010. A pesquisa do Intituto V o x P o - puli também analisou o c hamado v oto r eligioso: Serr a tem 44% das intenções de v oto entr e o elei - tor ado e v angélico , contr a 42% de Dilma. Entr e os ateus, Dilma tem 49%, e Serr a 36%. A maioria dos que se consider am católicos pr a - ticantes também apóia Dilma, que tem 54% deste eleitor ado , contr a 37% de Serr a. Segundo o V o x P opuli, 89% dos entr e vistados declar ar am estar em decididos sobr e em quem v otarão no dia 31 de ou- tubr o , e 9 % afirmar am que p o- dem tr ocar de candidato . E ntr e os eleitor es de Dilma, 93% se diz em decididos , contr a 89% entr e os de Serr a. Em entr e vista coleti v a, Sér gio Guerr a citou pesquisas anterior es do V o x P opuli e leu um artigo atribuído ao pr esidente do ins - tituto , Mar cos Coimbr a, cujo te x - to , escrito dur ante a f ase inicial da campanha pr esidencial, pr e via a vitória de Dilma Rousseff no pri - meir o turno . Guerr a afirmou ain - da que os r esultados do V o x P o - puli “não têm a v er” com os le - v antamentos feitos pelo PSDB. – Esse tipo de interferência induz a m ais err os, interfer e s o- br e a animação dos nossos com- panheir os, pr ejudica o desem- penho das campanhas – desa- baf ou Sér gio Guerr a. – Não p o- demos aceitar que uma institui- ção apar entemente neutr a, na v e r dade f aça campanha, pr omo- v a uma fr aude contr a a opinião pública. Instituições desse tipo de v em ser vistas, fiscalizadas.

Coimbra r esponde

O pr esidente do Conselho do V o x P opuli, Mar cos Coimbr a, r es - pondeu diz endo que “acusações assim acontecem quando uma pesquisa não é f a v oráv el a um candidato”. Ele admitiu que o ins - tituto pr esta ser viços não só par a o PT , mas também par a o PSDB. – P esquisas tr a balham com pr oba bilidades. Não é matemá- tica. É estatística – completou.

GUERRA – V o x Populi “trabalha para o PT” COIMBRA – “Acusações assim acontecem”José Cr uz/Agência Senado Divulgação

Serra tem 44% das intenções de voto entr e o eleitorado evangélico, contra 42% de Dilma