Mesmo com a presença de Federica Pellegrini, a Itália não conseguiu se classificar para a final do revezemento 4x200 metros estilo livre nesta quarta-feira (10). O quarteto formado por Pellegrini, Alice Mizzau, Martina De Memme e Chiara Masini Luccetti marcou o tempo de 7'57''74 e ficou longe do primeiro tempo marcado pelos EUA - 7'47''77. A "Divina", que já havia ficado frustrada com a 4ª colocação na prova individual dos 200m e que abdicou das eliminatórias dos 100m para focar no revezamento, mostrou mais uma vez sua frustração.
"Eu gosto muito de ficar na água, independentemente de tudo.
Agora é tempo de pensar bem. Eu não gosto de terminar assim e isso também é uma coisa sobre a qual pensar. Essa disputa, os 200 metros, são meu coração e minha alma. Eu chorei muito e não tenho mais vonta de de chorar e pensar que tudo acabou assim", disse uma das mais vitoriosas nadadoras da história da Itália.
Além do revezamento, a nadadora Erika Ferraioli não conseguiu avançar às semifinais dos 100 metros estilo livre. Entre os homens, Federico Turrini também não conseguiu avançar para as semis dos 200m medley.