Depois da Pira Olímpica ter sido acesa no estádio do Maracanã pelo ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, no Boulevard Olímpico, no Centro do Rio, a Pira do Povo foi acesa pelo jovem atleta Jorge Gomes, de 14 anos.
Muito emocionado, o jovem é do atletismo da Vila Olímpica da Mangueira, comunidade da Zona Norte do Rio.
Após acender a chama na Praça da Candelária, o atleta ainda nervoso pelo feito disse para a imprensa que vai entrar para a história e deixou ainda a mensagem de que vale a pena acreditar nos sonhos.
"Muito nervoso. Fiquei sabendo agora que vou entrar para história. Muita coisa boa. Muito obrigado. Para quem não tem um sonho definido, acredite. Daqui alguns anos, pode disputar uma Olimpíada."
A segunda Pira Olímpica foi criada pelo norte-americano Anthony Howe. Como a Pira que foi acessa no Maracanã pelo ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima poderia colocar em risco de causar incêndio na cobertura de lona do estádio, ela foi apagada após a cerimônia. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, a chama olímpica foi levada então para a Candelária para ficar mais próxima do povo.
O público formado por cariocas e turistas de várias partes do Brasil e do mundo lotou o Boulevard Olímpico, instalado na nova Orla Conde, na noite desta sexta-feira (5), para acompanhar toda a cerimônia de abertura dos Jogos em três telões. Até o final dos Jogos o espaço vai receber vários shows gratuitos.