O esquema de contingência da Guarda Municipal do Rio para os Jogos Olímpicos inclui a manutenção de uma força reserva de 300 homens, que ficarão de prontidão para o caso de emergências. Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, os agentes serão mobilizados para auxiliar em questões como engarrafamentos e orientação do público em caso de evacuações.
Metade desse contingente atenderá as regiões olímpicas do Maracanã e Copacabana, enquanto a outra metade responderá pela Barra da Tijuca e Deodoro. Esses 300 guardas se formaram nesta sexta-feira (8) e receberam um treinamento especial para gestão de multidão e avaliação de riscos.
“Nosso efetivo tem mais de 7 mil homens que serão empregados na operação da Olimpíada. Esse efetivo [de 300 homens] é de reserva e só será usado em última linha. Quando todo o efetivo estiver empregado e ainda houver alguma demanda a atender, eles serão empregados”, disse Matieli.
Dentro da estratégia de segurança e mobilidade dos Jogos Olímpicos, a Guarda Municipal será responsável pela orientação do trânsito, o ordenamento urbano e a fiscalização do comércio e da publicidade.