Atletas paralímpicos estrangeiros participam do Circuito Caixa Loterias, em SP 

Trinta competidores de seis países estão na capital paulista com foco nas Paralimpádas de 2016

Dos mais de 600 atletas inscritos na terceira e última etapa nacional do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Natação e Halterofilismo, marcado para ocorrer de amanhã, 6, até domingo, 8, em São Paulo, 30 são estrangeiros. Delegações do Equador, da Islândia, da Coreia do Sul, do Peru, da Venezuela e do Chile estão no Brasil já pensando nos Jogos Paralímpicos, no ano que vem. 

Visando obter marcas e ganhar experiência para o Rio-2016, seis atletas peruanos desembarcaram em São Paulo: um da natação, outro do halterofilismo e quatro do atletismo.  María Luisa Sarmiento, presidente da Federação Desportiva Nacional de Pessoas com Deficiência do país, comenta que a escolha pela disputa no Brasil foi baseada, principalmente, no alto nível técnico dos atletas locais. 

“É uma oportunidade tanto para os mais experientes atingirem marcas e índices quanto para os mais jovens, que estão ingressando no esporte paralímpico. Estivemos no Brasil nos Jogos Parapan-Americanos do Rio, em 2007, e no Open Caixa Loterias, em abril, com outro grupo”, explicou.

Além da presença dos estrangeiros, o Circuito também contará com a participação de medalhistas no Mundial de Atletismo, encerrado no último dia 31, em Doha, no Catar, e de atletas da Seleção de Natação. As competições na piscina, na pista e no campo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, serão no sábado, 7, e no domingo, 8. 

Já o halterofilismo terá uma novidade. Nesta sexta, 6, e no sábado, 7,  competem atletas com deficiência física, enquanto no domingo, 8, excepcionalmente nesta etapa, será disputada a Copa Brasil de Powerlifting, exclusiva para deficientes visuais. Esta competição será organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV) e contará com 13 atletas de seis associações.

O Circuito

O Circuito Caixa Loterias, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias, é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivos desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades a atletas de elite e a novos valores.

As fases regionais (Norte/Nordeste, Rio/Sul, São Paulo e Centro/Leste) foram disputadas no primeiro semestre do ano, entre março e maio.  Esta é a terceira e última etapa nacional. A primeira foi realizada em julho, e, a segunda, em setembro. Todas em São Paulo. 

Serviço

Circuito Caixa Loterias - 3ª etapa nacional

Data: 6 a 8 de novembro, em São Paulo

Local: Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera

Horário:

- Halterofilismo

Sexta e sábado das 10h às 13h e das 16h às 19h; domingo das 9h30 às 13h

- Atletismo e Natação

Sábado das 8h às 12h e das 14h às 18h; domingo das 8h às 12h