Delegação paralímpica brasileira embarca para aclimatação inédita 

A delegação de atletas que vai defender o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres embarcou nesta segunda-feira para Manchester, na Inglaterra, onde vai realizar inédita aclimatação visando o evento. Ao todo, 318 pessoas compõem o grupo que ficará isolado em treinamentos até 22 de agosto, quando se transferirá para a Vila Paralímpica.

O dia começou para a parte da delegação que embarca do Aeroporto de Guarulhos com um café da manhã em companhia das ministras Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, e Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulher. Participaram as Seleções de natação, halterofilismo, judô, remo, atletismo, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5 e tênis de mesa.

"O Comitê Paralímpico Brasileiro, com seu belíssimo trabalho desenvolvido, mostra que a pessoa com deficiência não precisa ser tratada com assistencialismo. Todos querem cidadania igual, direitos iguais. Vocês levam hoje, no verde do uniforme, a esperança e os sonhos do povo brasileiro e vocês podem contar que seremos a melhor torcida do mundo", exaltou Maria do Rosário.

Direto do Rio de Janeiro embarcam basquete em cadeira de rodas, futebol de 7, goalball, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Ao todo, os 182 atletas terão a oportunidade de, em Manchester, fazerem partidas amistosas e complementarem a preparação para a disputa da Paralimpíada de Londres.

A inédita aclimatação foi garantida por meio de convênio feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com o Ministério do Esporte, via Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv). Na Paralimpíada anterior, em Pequim 2008, apenas os atletas de natação e atletismo tiveram oportunidade semelhante, em Macau.

Os Jogos Paralímpicos de Londres serão realizados entre 29 de agosto a 9 de setembro.