A húngara Eva Risztov conquistou a medalha de ouro na maratona aquática dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na manhã desta quinta-feira, no Hyde Park. Além de ser a surpresa no lugar mais alto do pódio da competição, a atleta causa espanto também pela sua resistência, já que participou das provas de 400 m livre, 800 m livre e do revezamento 4x100 m livre defendendo as cores da Hungria.
Durante todos os 10 km da maratona aquática Risztov sempre esteve no primeiro pelotão, entre as líderes da prova, e cruzou a linha de chegada sem aparentar cansaço em 1h57min38s2.
A medalha de prata foi para Haley Anderson, que cravou 1h57min38s6, seguida pela italiana Martina Grimaldi, com 1h57min41s8.
A decepção foi a ausência da britânica Keri-Anne Payne do pódio. Favorita ao ouro por ser a atual campeã mundial da prova e vice-campeã olímpica, a atleta da casa ficou com o quarto lugar.
Outra sensação da prova foi a alemã Angela Maurer. Apesar do quinto lugar, a atleta europeia ficou bastante conhecida por posar nua para a revista masculinaPlayboy antes dos Jogos Olímpicos de Londres.
A brasileira Poliana Okimoto, esperança de medalha para o Brasil na prova, não completou os 10 km. A atleta estava em 20º lugar completando a quarta volta, mas abandonou a maratona após passar mal vítima de hipotermia. Poliana pediu para sair da prova e foi socorrida por um barco de apoio. Ao chegar em terra firme, a brasileira foi levada ao centro médico de cadeira de rodas, onde recebeu os cuidados necessários.