Famoso por competir bêbado, russo perde camisa antes de levar ouro 

O Estádio Olímpico de Londres estava lotado nesta terça-feira quando o russo Ivan Ukhov se preparava para mais uma tentativa de levar o ouro no salto em altura. De repente, o atleta parecia desesperado ao revirar sua bolsa com o material esportivo. Ukhov havia perdido a regata que usava para competir minutos antes de ter que saltar de novo. A solução foi vestir uma camiseta de treino, de tamanho muito maior que a regata. O resultado dessa confusão, porém, foi a medalha de ouro.

Em sua primeira tentativa com o novo uniforme, Ukhov conseguiu a marca de 2,33 m, quatro centímetros a mais do que na tentativa anterior, na qual ele havia falhado.

Posteriormente, ao encontrar sua regata, ele cravou 2,38 m e não foi mais alcançado pelos adversários. O campeão da modalidade no Mundial de 2010 conquistou sua primeira medalha em Jogos, levando os torcedores do Estádio Olímpico ao delírio.

Essa não é a primeira vez que o folclórico atleta russo causa espanto aos fãs do esporte. Em 2008, durante uma competição na Suíça, Ukhov apareceu para competir sem mal conseguir se manter de pé. Depois, ele próprio admitiu que estava bêbado.

Um vídeo de celular gravado à época mostra o russo correndo em zigue-zague em direção ao sarrafo para depois se jogar no colchão que protege os competidores da queda, sem nem ao menos tentar o salto, e ficar por lá por um bom tempo. O episódio rendeu uma advertência do comando mundial do atletismo ao russo. O vídeo fez sucesso na internet.

Ivan Ukhov começou a carreira no salto em altura depois que viu "outros caras" competindo e achou que poderia "ser divertido". Antes disso, ele havia praticado basquete por cerca de nove anos.