Astro chinês bate em barreira, repete drama de Pequim e é eliminado 

O chinês Liu Xiang, campeão olímpico em Atenas 2004 nos 110 m sobre barreiras e segundo colocado no último Mundial, foi eliminado na primeira eliminatória da prova dos Jogos Olímpicos de Londres, realizada nesta terça-feira. O atleta bateu na primeira barreira, caiu e foi eliminado do torneio.

Foi o segundo drama consecutivo vivido pelo chinês em Olimpíadas. Em 2008, quando defendia o título e competia em casa, Xiang desistiu antes da largada por conta de uma lesão no tendão de aquiles. A cena causou uma grande comoção no país que sediava os Jogos.

Apesar de ter se recuperado e alcançado marcas parecidas com as de antes da lesão, Liu Xiang chegou em Londres com a mesma lesão crônica no tendão. Por conta disso, seu técnico disse que o desempenho dele em 2012 seria uma incógnita.

Após a prova, o atleta seguiu mancando sobre o pé esquerdo, tentou deixar o Estádio Olímpico por uma saída, voltou à pista e beijou uma das barreiras. Depois, foi amparado pelo espanhol Jackson Quinonez e pelo britânico Andrew Turner na saída da pista. Aos 29 anos, essa pode ter sido a última Olimpíada do chinês.

O americano Aries Merritt dominou as eliminatórias e, com o tempo de 13s07, foi o melhor atleta entre todas as seis baterias. O segundo lugar ficou com Ryan Brathwaite, de Barbados, que fez o tempo de 13s23, seguido do cubano Orlando Ortega, com 13s26. O também cubano Dayron Robles, campeão olímpico em 2008, ficou na sexta posição com 13s33.

As semifinais dos 110 m sobre barreiras acontecem nesta quarta-feira, às 15h15 (de Brasília), e contará com a presença de 24 atletas. A final da modalidade ocorre também na quarta, às 17h15.