Por 2016, Brasil e Reino Unido lançam acordo de cooperação olímpica 

Com o pensamento na Olimpíada de 2016, que será disputada na cidade do Rio de Janeiro, os governos de Brasil e Reino Unido lançaram um acordo para a troca de experiências entre os dois países. De acordo com a embaixada britânica no Brasil, a ação já foi posta em prática e cerca de 100 brasileiros estão em Londres para observar o andamento da Olimpíada.

A intenção do acordo para os brasileiros é colher a experiência britânica como sede olímpica para utilizar daqui quatro anos. Chamado de "Programa Governamental de Observação Olímpica", envolve 13 departamentos do governo britânico e 24 do brasileiro. O Brasil está na capital inglesa observando a coordenação do Reino Unido no que tange o sistema de transportes, imigração, segurança, sustentabilidade, planejamento em comunicação, entre outras.

Além da percepção da experiência londrina, os dois países também fizeram acordos para outras áreas. Como exemplo, estão novas parcerias entre universidades de ambas as nações, intercâmbio nos Jogos Escolares, troca de experiência entre as forças armadas e apresentação de mais de 100 artistas brasileiros durante a Olimpíada de Londres.