Classificado, Brasil vira e desbanca favorita Espanha no basquete 

Na última rodada da fase inicial do basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil reagiu no último quarto e superou a favorita Espanha em seu quinto jogo na competição. Por 88 a 82, a Seleção conquistou sua quarta vitória e terminou sua participação no Grupo A com nove pontos.

Com arremessos certeiros, os espanhóis terminaram o primeiro quarto a frente do Brasil conduzidos por um excelente Pau Gasol, pivô que terminou a metade inicial da primeira etapa com 13 pontos, errando apenas um chute em sete tentativas. Paciente, a Seleção trabalhou a bola no ataque, mas pecou nas finalizações e saiu derrotada do período por 26 a 17.

Os comandados de Rubén Magnano voltaram bem para a segunda metade da etapa inaugural, mesmo tendo problemas com o garrafão espanhol, que conseguiu três tocos no período, dois deles de Serge Ibaka, titular do Oklahoma City Thunder, finalista da última temporada da NBA. Dificultando a atuação do ataque espanhol, os brasileiros diminuíram a desvantagem no marcador e foram para os vestiários a seis pontos dos espanhóis.

O terceiro quarto permitiu que a Espanha recuperasse a vantagem perdida no período anterior. Ibaka e os irmãos Gasol deram trabalho tanto no ataque quanto na defesa brasileiros e foram fundamentais para que os espanhóis mantivessem uma distância confortável no placar.

No último período, o pivô Caio Torres, pouco utilizado na competição por Magnano, acabou excluído em três minutos de jogo. Mesmo assim, a Seleção reagiu e conseguiu virar a partida em seis minutos. Acertando cestas de três com Leandrinho e Marquinhos, os brasileiros saíram de uma desvantagem de nove pontos e tomaram a frente no placar virando para 75 a 73, com o relógio marcando 4min15.