Guilheiro vence marroquino por ippon e vai às quartas de final 

O brasileiro Leandro Guilheiro convenceu nas oitavas de final do torneio de judô dos Jogos Olímpicos de Londres. Na manhã desta terça-feira, o judoca venceu o marroquino Safouane Attaf, atual campeão africano, por ippon e garantiu um lugar na próxima etapa. Líder do ranking mundial, o brasileiro segue na busca pela primeira medalha de ouro masculina na Grã-Bretanha.

Campanha

Principal favorito no judô ao ouro na categoria meio-médio (até 81 kg), o brasileiro Leandro Guilheiro, líder do ranking mundial na divisão, confirmou o favoritismo na estreia. Na manhã desta terça-feira o judoca venceu o letão Konstantins Ovchinnikovs, por um yuko de vantagem (conquistado depois de duas punições contra o rival) e avançou às oitavas de final na competição.

Alvo dos adversários na categoria por conta da posição privilegiada no ranking, Guilheiro começou o combate impondo seu ritmo e acuando o adversário letão. Dono de uma estratégia defensiva, o atleta do leste europeu buscou evitar o jogo agressivo do representante paulista, mas rapidamente recebeu uma punição da arbitragem.

Embora mostrasse mais agressividade, Guilheiro enfrentava algumas dificuldades no combate de estreia. O judoca brasileiro acabou por diversas vezes precisando evitar contra-ataques do letão. Contudo, apresentando um judô seguro, o competidor nacional manteve o ritmo forte e adquiriu um yuko de vantagem depois de outra punição dada ao adversário. Vantagem suficiente para colocar o duas vezes medalhista olímpico de bronze (Pequim 2008 e Atenas 2004).