Dream Team dos EUA estreia com vitória tranquila sobre França

O Dream Team de basquete dos Estados Unidos comprovou neste domingo ser o principal candidato à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Na estreia na competição, a equipe comandada pelo técnico Mike Krzyzewski derrotou a França por 98 a 71 e debutou confirmando o favoritismo no torneio. Entre as estrelas da seleção, a que mais se destacou foi o ala Kevin Durant, que assinalou 22 pontos e terminou como o cestinha do encontro.

Nesta terça-feira, os Estados Unidos voltam à quadra para enfrentar a Tunísia, que sucumbiu diante da Nigéria na rodada inicial. Já os franceses encaram a seleção argentina, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e bronze em Pequim, em 2008.

Destaque em amistoso contra a Espanha realizado na última segunda-feira, o ala Carmelo Anthony ficou entre os reservas da equipe comandada por Mike Krzyzewski, que optou por formar o quinteto inicial com Chris Paul, Kobe Bryant, LeBron James, Kevin Durant e Tyson Chandler. Já os franceses, liderados pelo armador Tony Parker, entraram em quadra com Nicolas Batum, Gelabale, Boris Diaw e Ronny Turiaf.

Apesar de liderar o placar durante todo o primeiro quarto, o time americano não apresentou o nível de jogo esperado. Sem conseguir abrir vantagem maior que seis pontos nos dez minutos iniciais, os Estados Unidos foram para o intervalo vencendo pela diferença mínima, já que, nos segundos finais, o armador Yannick Bokolo acertou bola de três pontos e diminuiu a desvantagem francesa. Ao final do primeiro quarto, o placar aponta 22 a 21 para a equipe treinada por Krzyzewski.

No segundo set, no entanto, os atletas dos Estados Unidos não deram muitas chances aos europeus. Com boa atuação de Kevin Durant, que foi o cestinho da partida, com 22 pontos, os norte-americanos fizeram 11 pontos consecutivos no inicio da parcial e abriram 33 a 21 no marcador. A vantagem, que já era a maior do jogo, aumentou ainda mais e os atuais campeões olímpicos foram para o intervalo vencendo por 52 a 36.

Após o intervalo, os jogadores comandados por 'Coach K' mantiveram ritmo intenso. Kobe Bryant, Kevin Love e Durant continuaram como principais pontuadores da equipe, enquanto LeBron James se destacava na distribuição de jogadas, somando oito assistências quando zerou o cronômetro da terceira parcial, que terminou com o placar de 78 a 51 a favor dos Estados Unidos.

Com poucas possibilidades de reagir diante dos norte-americanos, a França conseguiu equilibrar as ações no último quarto, mas não foi capaz de evitar a derrota. Mesmo sem contar com seus principais atletas no final do jogo, os Estados Unidos não tiveram problemas e triunfaram por 98 a 71.