Tocha passa por rio Tâmisa antes de chegar ao Estádio Olímpico 

Depois de 69 dias viajando por todos os cantos do Reino Unido, a Tocha Olímpica finalmente chega, nesta sexta-feira (27), ao seu destino final: a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio Olímpico de Londres. Mas antes, ela passou pelo rio Tâmisa, sendo carregada por 14 pessoas nesta última jornada.

Um deles é o remador tetracampeão olímpico Matthew Pinsent , que carregou a tocha na embarcação real até a Tower Bridge. O barco a remo chama-se Gloriana, nome dado pela rainha Elizabeth II em seu Jubileu de Diamante, celebrado em junho passado. Ele foi movido por 16 remadores, incluído os atletas olímpicos James Cracknell e Jonny Searle.

Uma vez a bordo, Pinsent acendeu uma pira, que acendeu outras sete tochas. Uma das condutoras nesta última etapa é a jovem Amber Charles, que apresentou a campanha Londrina ao COI para os Jogos Olímpicos de 2012, há sete anos.

Amber, então, conduzirá a tocha até o City Hall, prédio da prefeitura de Londres, onde ficará fora da vista do público até a cerimônia de abertura dos Jogos. Em 70 dias, mais de 13 milhões de pessoas foram às ruas para celebrar a passagem da Tocha Olímpica.