O técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, afirmou que a equipe, atual campeã olímpica, não é favorita nos Jogos de Londres. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada neste domingo, o treinador acrescentou que, em sua visão, Estados Unidos, Itália e Rússia são os mais fortes candidatos. Guimarães destacou que o time brasileiro teve um ano difícil em 2011, e chega em condições de igualdade com outras seleções. Segundo o veículo, porém, o comandante observou que caso o Brasil consiga manter uma regularidade durante a competição, enfrenta de igual para igual qualquer adversário.
O Estado ainda divulga que, para o treinador, a recuperação de jogadoras importantes como Mari e Natália é fundamental para o crescimento do nível técnico da Seleção. José Roberto ressaltou que a coletividade é a característica central da equipe brasileira, e a participação de todas as atletas faz com que ninguém seja sobrecarregado.
De acordo com o comandante, também campeão olímpico em 1992, com o time masculino do Brasil, existe a possibilidade de que duas líberos sejam relacionadas na lista final para os Jogos deste ano. Questionado sobre os desempenhos de Fabíola, Dani Lins e Fernandinha, José Roberto destacou a importância do atual ciclo olímpico para as levantadoras. Segundo o técnico, elas precisam de experiência no cenário internacional, mas já mostram evolução.