ASSINE
search button

Papa faz a oração de Angelus e destaca a importância dos avós para a família

Compartilhar

Durante a celebração do Angelus Domini, ao meio-dia, na sacada do Palácio Joaquim, na Glória, Zona Sul do Rio,  Papa Francisco destacou a importância da família, sobretudo os jovens e os idosos, para o fortalecimento dos laços da família.

Milhares de fiéis se aglomeravam em frente à sacada do palácio desde o início da manhã desrta sexta-feira (26), para acompanhar a celebração, que é tradicionalmente feita na Praça São Pedro, no Vaticano.

O Papa inicou a celebração agradecendo ao arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, pelo carinho com o "sucessor de Pedro". "Desejaria que minha passagem pela cidade do Rio renovasse o amor a Cristo e à Igreja, e o compromisso de viver e testemunhar a fé."

Em seguida, Francisco destacou a história de Maria, e a sua oração. "Ave Maria é uma oração simples. Convido a todos a rezá-la. Hoje, a igreja celebra os pais de Virgem Maria, os avós de Jesus, Joaquim e Santana. Na casa deles Maria veio ao mundo, trazendo o mistério da imaculada concepção", destacou o Pontífice.

Na sequência, Francisco enfatizou a importância dos avós na estrutura da família. "Hoje, na festa de São Joaquim e Santana, no Brasil, como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio que é essencial para qualquer sociedade."

O Papa também falou sobre a importância da troca de experiências entre as gerações. "Crianças e anciões constróem o futuro dos povos. Anciões transmitem a experiência e a sabedoria. O diálogo entre as gerações é o tesouro que deve ser conservado e alimentado nesta Jornada Mundial da Juventude. Os jovens saúdam os seus avós com muito carinho. Saudemos aos avós!. Os jovens agradecem pelo testemunho de sabedoria", disse, para em seguida afirmar que, naquele momento, todos deveriam se sentir como uma única grande família. "Pedimos à Maria que guarde nossa família."

Em seguida, Papa Francisco rezou a Ave Maria com a multidão, num momento de forte emoção.