ASSINE
search button

Papa emociona fiéis ao rezar o Angelus da sacada do Palácio São Joaquim

Compartilhar

No seu quinto dia no Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco emocionou centenas de fiéis que foram, na manhã desta sexta-feira (26/07), ao Palácio São Joaquim, residência oficial do Arcebispo do Rio, na Glória, para assistir a oração do Angelus Domini, feita pelo pontífice da sacada do palácio. A realização do Angelus em praça pública, no mesmo horário e estilo de como acontece diariamente no Palácio Apostólico, na Praça São Pedro, no Vaticano, é um fato inédito no Brasil e chamou mais atenção por acontecer na presença do primeiro Papa latino.

Desde cedo, por volta das 8h, a comissão organizadora da JMJ fazia os últimos ajustes de som e decoração na sacada do Palácio São Joaquim. Em frente, peregrinos e jornalistas de todas nacionalidades chegavam e procuravam o melhor lugar em frente à sacada para assistir o Santo Padre orar o “Toque das Aves Marias”, às 12h em ponto.

Bem humorado, sorridente e acenando para os fiéis, o Papa Francisco chegou ao Palácio São Joaquim de papamóvel. Para chegar perto do pontífice, qualquer sacrifício era válido. A professora Alexandra Fadul  é devota de São Francisco de Assis e ficou por horas no caminho do papamóvel para tentar tocar no Papa. "Quando fiquei sabendo que teríamos um Papa Francisco, quase enlouqueci de felicidade", contou ela. Alexandra levou as duas filhas, Ingrid Emannuele, 14 anos, e Catherine, 3 anos, para ver o Papa Francisco e serem abençoadas durante o Angelus. "Vesti a Catherine de anjo para chamar a atenção do Papa, espero que ele, pelo menos, olhe para a minha filha”, disse Alexandra.

A professora Alexandra não teve muita sorte e a sua “anja Catherine" só viu o Papa Francisco de longe. Mas a prima da professora, a advogada Luciana Rocha, que estava posicionada do outro lado da avenida, tinha a sorte a seu favor. O pontífice, ao passar pela família de Luciana, apontou para o bebê que estava no colo da advogada e pediu a criança para beijá-la. "O meu filho e a minha família foram abençoados para sempre", disse emocionada a advogada, mãe do pequeno Miguel, de apenas dois meses.

O aposentado paulista Mauro Aguiar, de 70 anos, levou revistas e banners com fotos do Papa Francisco e tinha esperança do pontífice autografar a sua coleção. Ele passou a manhã inteira esperando o papamóvel passar, chegou cedo para garantir a melhor posição para abordar o Santo Padre. "Não consegui, mas não vou desistir. Continuarei tentando em outros eventos, até o final da Jornada", disse o aposentado.

Oitenta e seis peregrinos de Brasilia, no Distrito Federal, chegaram ao Rio nesta sexta (26), para assistir o Angelus. A estudante Jayne Silva, de 19 anos, acredita que o momento é de união. "Escutamos o tempo todo noticias de violência pelo mundo, isso é muito ruim. Temos que aproveitar a Jornada para unir a juventude de todas as partes do mundo em favor da paz", disse ela. O grupo chegou no Palácio de São Joaquim com cartazes e faixas de boas vindas ao Papa Francisco. 

Nascido em Natal, o peregrino Josivaldo Trajano encontrou uma forma diferente de "chegar mais perto de Deus em oração e do sucessor de Pedro", como ele definiu o seu ato. Josivaldo subiu em uma árvore que fica no parque em frente à sacada do Palácio São Joaquim e não desceu dalí nem com ordens da Guarda Municipal. O peregrino foi acompanhado por outros fiéis estrangeiros e quase causou uma grande confusão um pouco antes do Angelus começar. Das alturas, Josivaldo puxou um coro com cânticos católicos e dava vivas ao Papa e à juventude presente, acompanhado pela multidão. "Eu não fiz nada de errado, apenas queria ficar mais perto de Deus e ver o Papa rezar", justificou o peregrino, que só desceu da árvore, com a ajuda de outros religiosos, depois da missa acabar.  

>> Papa faz a oração de Angelus e destaca a importância dos avós para a família

O Santo Padre começou a oração do Angelus às 12h, pontualmente. Os textos da missa versam sobre os mistérios de Maria, quando o anjo Gabriel anuncia a concepção de Jesus. Mas na celebração desta sexta (26/07), dia comemorativo “Dos Avós”, o Papa Francisco rezou a Ave Maria e lembrou da data comemorativa, pedindo proteção divina aos mais idosos e às famílias, que ele classificou como a maior transmissora da fé em Deus. Após a oração, ainda no Palácio São Joaquim, o Papa Francisco almoçou com dois jovens de continentes diferentes.