Metrô inicia na segunda venda de ingressos para JMJ em Copacabana

O Metrô Rio começará a vender na próxima segunda-feira (8) os bilhetes para quem quiser acompanhar de perto dois atos centrais da Jornada Mundial da Juventude, que acontece na praia de Copacabana: a Acolhida e a Via Sacra, respectivamente nos dias 25 e 26/07. Ambos os eventos católicos terão a presença do papa Francisco. 

A venda acontecerá diariamente, até 17/07, entre 9h e 21h, nas bilheterias das estações Pavuna, Del Castilho, Maracanã, Saens Peña, Praça Onze, Central, Carioca, Glória, Flamengo, Botafogo e Siqueira Campos. Entre os dias 18 e 24/07, o cartão será comercializado somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória.

Cada trecho custará R$ 3,20, o mesmo preço das viagens convencionais, com a diferença de que os cartões pré-pagos serão exclusivos para os dias da JMJ e devem ser carregados com a quantidade certa de viagens que o peregrino necessitar para ver o papa – cada um pode comprar até 10 cartões. Os usuários terão que escolher horários entre 12h e 19h para o horário de ida, e 19h e 05h para o de volta. No total, serão disponibilizados quase 232 mil cartões, entre viagens de ida e volta, e somente de um trecho. Os passageiros com direito a gratuidade, que são as pessoas com deficiência ou maiores de 65 anos, terão 13 mil bilhetes especiais à disposição, mas o usuário deve se dirigir a uma das estações para, com a devida comprovação, adquirir o seu bilhete gratuito. 

Símbolos

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, chegam ao Rio de Janeiro, cidade sede do megaevento católico, neste sábado. A primeira parada será pela manhã, às 7h, na Igreja de São José, em Santa Cruz, bairro que receberá a Cruz e o Ícone vindos da Diocese de Itaguaí. 

Em seguida, às 7h30, partem em procissão até o Batalhão de Engenharia do Exército, onde acontecerá a cerimônia de recepção, com uma benção de Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Após a benção, os símbolos seguem em procissão por diversos pontos de Santa Cruz e, às 15h30, haverá uma carreata em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.